Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.

SAÚDE E PREVENÇÃO

O cabeleireiro exige uma coloração saudável e com menos tóxicos

O profissional de cabeleireiro opta por produtos mais orgânicos e menos agressivos para o seu cliente, o meio ambiente e a sua própria saúde


21/10/2018

O mercado mundial de produtos de beleza naturais e biológicos é de 24 bilhões de euros, dos quais 4,3 correspondem a produtos de cabelo. O crescimento anual está próximo de 12%, acima de 4,5% do mercado mundial de cosméticos. Um mercado em crescimento justificado pelos riscos ligados à saúde dos produtos convencionais e seus componentes químicos. De acordo com a Segurança Social, cada vez mais o cabeleireiro profissional entre 37 e 60 anos visita o seu médico para fadiga extrema, fibromialgia, dermatite, prurido, sinusite, conjuntivite, alergias e até mesmo ataques de asma, sem ter sofrido acima de qualquer dessas doenças ou episódios. Essa sintomatologia acabará por se tornar numa doença crónica e até mesmo numa incapacidade profissional.

Esther Martí desenvolve uma formação holística para o cabeleireiro atual, reavaliando a profissão enquanto tenta prevenir o profissional da doença.

Já em 2010, Esther Martí falou sobre os riscos desta profissão. E quatro anos depois, a revista on-line Beauty Market, comentou sobre alguns deles. Após 36 anos de profissão, trabalhando em salões, como Jacques Dessange, Rossano Ferretti, New Look, Raffel Pagés, Azul Statios por Cebado, Esther Martí, começou no mundo orgânico depois de ser diagnosticado com asma alérgica a persulfato de amónio e de metais pesados (cobre, níquel e cobalto) contidos nos corantes, devido a uma sobredosagem no local de trabalho.

Esther Martí, fez formações de cor vegetal, para mais de 2.000 salões de beleza durante o período de 2013-2018 produtos de forma autónoma e orgânicos para empresas como cabeleireiro Hamman Henna (2013) e Secretos del Agua (2014). No dia 6 de julho, ele lançou a cor da planta Mixtura para o mercado profissional, uma apresentação que aconteceu em Barcelona, juntamente com grandes profissionais do setor.

O que é Mixtura

É a única coloração que é feita em Espanha com plantas orgânicas, de diferentes partes do mundo. O produto é armazenado em um pacote totalmente bioestável. Nos biocabeleireiros que utilizam Mixtura, 97% dos serviços são feitos com 100% de coloração natural, orgânica, ecológica, sem transgênicos, ou manipulações.

Usando Mixtura envolve o uso de produtos orgânicos e sua venda beneficia o cabeleireiro profissional que não absorva cabeleireiros tóxicos, especialmente grávidas, mas evitar os efeitos nocivos sobre a pele e cabelo cliente (sociedade) e saúde interna.
A Mixtura contribui para uma vida mais saudável em geral, porque já se sabe que o conhecimento aumenta o saber. Pessoas interessadas em ecologia vão a esses salões em busca desse tipo de coloração, então o benefício é mútuo. O profissional cuida-se de outra maneira: ele muda o seu modo de vida e o da sua família, de comer, divertir-se, vestir-se (algodão orgânico), pensar e relacionar-se com os seus clientes. Tudo isso leva a uma roda de conhecimento e filosofia sobre como ser mais minimalista e não acreditar, a céu aberto, na comercialização de empresas. Esther Martí desenvolve uma formação holística para o cabeleireiro atual, reavaliando a profissão enquanto tenta prevenir o profissional da doença.

Sensibilizar os profissionais de cabeleireiro

Em 2016, Esther Martí foi finalista entre grandes empresas e multinacionais, do Prémio Ignasi Fina de Saúde Ocupacional por apresentar este projeto. O conselho da cidade de Barcelona, assim, reconhece publicamente as empresas, entidades e/ou instituições de Barcelona que promovem práticas e ações preventivas para melhorar a saúde das pessoas em relação às suas condições de trabalho.

O criador do Mixtura e filosofia de cabeleireiro holística saudável, foi mais uma vez um finalista entre as grandes empresas e multinacionais Award para Empresa do Ano (Categoria PME) na segunda edição dos Prémios Prevencionar que tiveram lugar no dia 5 Outubro na Fundação Ramón Areces em Madrid. Os Prémios de Prevenção reconhecem aquelas iniciativas que devido ao seu desenvolvimento, alcance e resultado representaram um verdadeiro avanço no campo da saúde, segurança e bem-estar no trabalho.

Esther Martí destaca a importância da realização de campanhas de sensibilização entre os profissionais de cabeleireiro, convidando-os a usar máscaras, tanto ao aplicar e preparar uma coloração química, incluindo quando aplicar um verniz, a fim de evitar longas problemas.

 
Mais informação

  • Partilhe este artigo
  • Enviar a un amigo
  • Compartir en WhatsApp
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente

 

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente

Anúncios de empresa

Oleos essenciais - Massagens - Doterra
Se tens uma profissão na área da estética, temos para ti o material de desinfecção e descartáveis que tanto precisas para cuidares bem das tuas clientes. Temos também, vestuário para esteticista ou cabeleireira e calçado adequado à tua profissão.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente