Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente

COLEÇÕES PASSO A PASSO

Como fazer uma coleção de cabeleireiros

As musas te abandonaram? De qualquer forma, por um motivo ou qualquer razão, romance ou não, nós dizemos-te uma por uma as regras básicas para criares a tua própria coleção


16/11/2022

Imerso no meio da temporada de premiações, profissionais e cabeleireiros e coleções de concorrentes, agora é hora de começar a trabalhar para a próxima temporada.

Submeteste-te a um concurso com a tua coleção de cabeleireiros, mas não estás feliz? Ou és um daqueles que tem pensado nisso há algum tempo, mas ainda assim não ousaste começar a trabalhar? Não sabes por onde começar? Precisas de ajuda? As musas abandonaram-te?

Sinceramente e visto de fora, fazer uma coleção de cabeleireiro, não parece tão simples.
Então olha para onde as musas que não nos abandonaram e dera-nos a inspiração para iniciar esta reportagem. Agora o que temos a fazer é escolher dois nomes vencedores e resumir da maneira mais simples possível e da maneira mais eficaz para o seu conhecimento, como fazes uma coleção de cabeleireiros?

Claro, e antes de resumir as dicas, básicas ou essenciais para realizá-lo, nada melhor que um anterior básico. E tudo das mãos de dois artistas premiados, dois estilistas que já passaram por essa experiência e continuam a fazê-lo, fazendo coleções de todos os tipos, masculinas, femininas ou de vanguarda e que têm mais de um, dois e três prémios. Que reconheceram e recompensaram a qualidade de suas produções.
Estes são Manuel Ferreres, Salón Five e Gonzalo Zarauza, Centro Beta.
Então vamos começar e entregar esses dois autores confessados, no começo.

Razões de peso

O haistylist de Valencia, Manuel Ferreres, vencedor Figaro, prémios espanhóis de cabeleireiro, resume para começar de uma forma clara e simples os passos implícitos neste processo criativo. "Do meu ponto de vista o tempo para iniciar uma coleção e final, os passos básicos do foco tarefa de encontrar inspiração, e, posteriormente, estabelecer um feedback obrigatório com a equipa criativa. Depois disso, os próximos passos seriam a escolha modelos, ideias captação, experimentação prática, correção de erros e otimização dos resultados e atirando ou processo fotográfico".

Enquanto isso, Gonzalo Zarauza, de todos, registos amplas e fortes conhecidos e dezenas de prémios nacionais e internacionais, concorda e aponta para três fases que devem por isso ter consumado a tarefa de começar a trabalhar com uma coleção de cabeleireiros:

  • 1. A ideia, a busca pelo conceito sobre o qual toda a coleção irá girar.
  • 2. O desenvolvimento de técnicas profissionais e a realização delas.
  • 3. A busca de colaboradores para maquilhagem, figurinos e adereços, se estes forem necessários.

Oh! É claro que "não devemos fazer coleções para fazer, temos que ser claros sobre o que queremos transmitir e para onde a coleção é direcionada", diz Ferreres.

Razões para entrar em movimento podem ser muitos: desenvolvimento e oportunidades profissionais, o reconhecimento da marca, motivação da equipa, presença nos media... "Eu dedico-me à formação - diz Zarauza- e por esta razão, a cada ano apresento uma coleção de penteados de festa,, cerimónia ou noivas, uma vez que é a base dos cursos que oferecemos profissionais. Por outro lado, fazer as nossas coleções de arte de desenvolvimento basicamente profissional, por pura paixão pelo cabeleireiro e motivação para apresentar ao Figaro e outras competições para, assim, expor o nosso trabalho aos olhos de muitos profissionais ao redor do mundo".
Ao que Manuel acrescentou, "é uma boa maneira de criar uma dinâmica com a equipa e alcançar a diferenciação. Também serve para estabelecer e alcançar objetivos diferentes e abrir a indústria de forma diferente", diz ele convencido.

As regras básicas

Neste ponto, e armado com as razões que nos impulsionam e reafirmar a tarefa de empreender a criação de uma coleção de cabeleireiro, nada melhor do que para revelar os segredos de seu vestuário e responder a essas perguntas que estão em torno de tua cabeça enquanto decides como, quando e onde começar a tua coleção de cabeleireiros.

Inspiração, onde estão as musas?
Manuel Ferreres. Temos uma ótima ferramenta chamada internet. Nas últimas décadas, géneros musicais, filmes, uma viagem, grandes profissionais e inúmeras revistas de moda que podem servir de base de dados para nos inspirar.
Gonzalo Zarauza. Eu adoraria dizer-te algo agradável e emocionante sobre as musas e toda esta magia que envolve a inspiração, mas a minha realidade é muito menos fantástico ou incrível. Não espero as musas: prefiro procurar ideias no dia-a-dia, na imprensa, na arte, em qualquer lugar. Além disso, eu tenho uma mente muito ativa: de repente, zás, vem à minha mente uma ideia e não paro até tê-la amarrada... E bem amarrado!

As coleções não devem ser apenas para concursos. Nós podemos compartilhar com nossos clientes, torná-los para trabalhar com eles em formações imagem de marca, a revista como, diferenciar e motivação como pessoal e da equipe.

A partir da ideia, qual é o próximo passo?
Manuel Ferreres. Mostrar a ideia à equipa de criação e unir critério.
Gonzalo Zarauza. A próxima coisa é pensar sobre para o que eu quero fazer essa coleção. Isso é fundamental, já que tudo isso requer um investimento importante de tempo, esforço e dinheiro. De acordo com o objetivo marcado, ela será realizado de uma forma ou de outra.

Quem compõe uma equipa para a realização de uma coleção, ou seja, quem temos que contratar.
Manuel Ferreres. Fotografia, maquilhagem, estilista (traje), comunicação, modelos, vídeo e nós, é claro.
Gonzalo Zarauza. É claro que os modelos são de importância vital. Eu vejo trabalhos que são bonitos, muito bonitos, mas o modelo não sabe como posar. Isso é terrível. Há pessoas que acreditam que ser bela é o suficiente: esse é um grande erro que arruína todo o trabalho.
Também precisas de um fotógrafo para controlar o cabelo, porque isso é muito difícil de fotografar. Aproveita ao máximo as texturas, as nuances, as particularidades do cabelo, é um plus de dificuldade. Não te esqueça do stylist e maquilhagem: eles são a cereja no topo do bolo e, em muitos casos, dar coerência à cobrança para que eles não parecem desconexas quatro fotos.

E com que material que temos para contar! Básicos essenciais para uma coleção.
Manuel Ferreres. Produto de qualidade, modelos indicados para a ideia de que queremos capturar, espaço adequado, um bom piquenique e ferramentas necessárias.

O fotógrafo, quem e como escolher.
Manuel Ferreres. No nosso caso, trabalhamos sempre com isso. Eu acho que é uma das peças fundamentais para criar uma boa coleção. Nós olhamos para a experiência e como o trabalho se desenvolve contigo pode começar a adicionar ao nosso objetivo final e que tipo de coleção que terá de decidir por um ou outro.
Gonzalo Zarauza. O fotógrafo deve ser um profissional com experiência em fotografar cabelos, participar de editoriais de moda, etc. Uma boa escolha do fotógrafo é uma garantia de sucesso, pois além de seu bom trabalho, ele contribui com muitas ideias e opiniões interessantes.

Uma coleção exige muito tempo e dedicação. Pensa que quase ninguém tira férias do seu dia-a-dia para fazê-lo.

Exteriores, interiores... Quão difícil parece? Como e por que motivo se escolhe um cenário ou outro?
Manuel Ferreres. Quanto a decidir externamente ou internamente, é para ver que tipo de conceito queremos capturar na imagem final. Do lado de fora, temos uma imagem mais natural e editorial, e dentro de casa podemos brincar mais com as luzes e obter mais efeitos.
Gonzalo Zarauza. Eu acho que coleções avant-garde, quase sempre, se não sempre, são fotografadas em estúdio. O motivo é muito simples: este espaço permite recriar o ambiente apropriado para cada coleção, de maneira mais simples. Também disponibiliza, com maior facilidade, outros meios técnicos que, em muitos casos, são essenciais.

Quanto custa uma coleção?
Manuel Ferreres. Isso pode variar muito, dependendo do orçamento que temos, o tipo de coleção que queremos criar e para onde vamos direcioná-la. Podemos gastar um mínimo e obter bons resultados igualmente, e por outro lado podemos gastar muito em fantasias, fotógrafos, modelos, etc., e não alcançar o objetivo. O mais importante é criar uma boa equipa e os resultados chegarem. Gonzalo Zarauza. Isso é muito relativo. Se a coleção tem um mínimo de qualidade e, claro, todo mundo é pago e nenhuma contribuição gratuita é solicitada, o preço mínimo, na minha opinião, é de 2000€. Deste montante, depende do que você quer gastar. Em vez disso, por menos que esse valor, significa que alguém está trabalhando para caches gratuitos ou abaixo do normal.

Quanto tempo nos "rouba" de fazer uma coleção?
Manuel Ferreres. No meu caso eu roubo muito tempo. Assim que terminamos o projeto, damos um breve espaço de tempo para desconectar e preparamos o próximo com ainda mais entusiasmo, se possível.
Gonzalo Zarauza. Uma coleção exige muito tempo e dedicação. Pense que quase ninguém tira férias do seu dia-a-dia para o fazer. O que eu acho que a maioria dos cabeleireiros faz é acrescentar horas ao dia de trabalho e tirar o tempo de folga ou descanso. Finalmente, se o resultado compensar, o esforço valerá a pena.

As regras básicas relativas ao tratamento de cabelos em uma coleção são...
Manuel Ferreres. Temos que respeitar o cabelo dos modelos o máximo possível para alcançar o melhor resultado possível. Há momentos em que temos que alcançar níveis extremos de aclaramento, mas isso não significa que temos que sacrificar a qualidade estética do cabelo. Temos muitos produtos hoje para obter resultados perfeitos sem sacrificar a qualidade do mesmo.
Gonzalo Zarauza. O mais importante é que o resultado da forma, textura, volume e cor do cabelo esteja alinhado com o objetivo da coleção. Se a coleção é comercial, deve atingir e seduzir o cliente / consumidor. Se for avant-garde, deverá causar um forte impacto visual para que o profissional, quando o vir, observe-o absorto em si mesmo.

As regras básicas sobre o tratamento de roupas e maquiagem em uma coleção são...
Manuel Ferreres. A maquilhagem é uma peça fundamental na qualidade da coleção. No nosso caso, gostamos de ver modelos bonitos. Pode variar muito se a coleção for comercial ou vanguardista assim como o guarda-roupa, que depende da coleção. Podemos brincar mais com os volumes se for vanguardista ou, no nosso caso, se for comercial procurar simplicidade ou volumes menores para maximizar o cabelo.
Gonzalo Zarauza. Nunca devemos esquecer que o verdadeiro protagonista é o cabelo. Portanto, o papel da maquilhagem, estilização e ambientação da foto, se houver, é apenas dar brilho e espetacularidade, pois são atores secundários.

Temos que respeitar o cabelo dos modelos o máximo possível para alcançar o melhor resultado possível. Há momentos em que temos que alcançar níveis extremos de esclarecimento, mas isso não significa que temos que sacrificar a qualidade estética do cabelo.

Existem diferenças notáveis entre coleções masculinas, femininas, comerciais e de vanguarda?
Manuel Ferreres. Absolutamente. As coleções comerciais devem ter um conceito fácil de levar com o toque criativo do profissional e a vanguarda que podes criar sem limites, embora eu ache que os dois têm que ter em comum que a inspiração tem uma ideia clara e se reflete nela.
Gonzalo Zarauza. Claro que existem diferenças! Estes são determinados pelo próprio propósito da coleção. Uma coleção masculina ou feminina, se dirigida ao mundo profissional, coloca a ênfase em certos aspetos, e se for direcionada ao consumidor, provavelmente, contempla outros ingredientes. Pelo contrário, as coleções de vanguarda usam qualquer tipo de recursos com o objetivo claro de criar impacto visual.

O que nunca devemos fazer quando queremos criar uma coleção.
Manuel Ferreres. É fazer por fazer. Devemos ser claros sobre o que queremos transmitir e transferir as ideias para a equipe de criação. Duas opiniões são sempre melhores do que um e quatro olhos veem mais de dois.
Gonzalo Zarauza. Se tens dúvidas, é melhor esperar. Se não tens um orçamento, é melhor esperar do que usar clientes como modelos, o da boutique ao lado como estilista, etc. É claro que ninguém nasce a saber de tudo e que a estrada é uma universidade. Se não tens experiência precisas de treinar, preparar bem, para obter uma primeira coleção com um alto nível de satisfação pessoal.

Como deve ser a imagem final e a sequência de imagens que apresenta no final de sua preparação?
Manuel Ferreres. Uma imagem limpa e de qualidade. Que eles tenham consonância entre eles e que obtenham um ótimo resultado.

O último conselho.
Gonzalo Zarauza. A nossa profissão tem a virtude de nos devolver muito mais do que aquilo que investimos nela. Experimente! Você vai ver como isso é verdade.

Não te esqueças que...

E lembra-te, as coleções:

» Não devem ser apenas para concursos. Podemos compartilhá-los com os nossos clientes, fazê-los trabalhar com eles em formações, como imagem de marca, revistas, nos diferenciarmos e como motivação pessoal e de equipe.

» As coleções ajudam-te a evoluir como profissional de uma maneira diferente, vais deixar a tua zona de conforto e criar equipa, afinal, sem o qual é impossível realizá-los.

» No que diz respeito à esfera profissional, as coleções são um bom caminho e um canal para nos informar de forma mais ampla e influente e nos diferenciar do resto, ajudando a tornar reconhecível nossa própria marca e marca pessoal.

» Num nível pessoal, eles colocam-te em teste e são uma fonte de motivação inestimável.

Pode-se pedir mais? Não, simplesmente, que a partir de agora, as Musas não mais nos abandonarão.

 
Mais informação

  • Partilhe este artigo
  • Enviar a un amigo
  • Compartir en WhatsApp
Subscreve a newsletter da Beautymarket Informa.

 

Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.

Anúncios de empresa

Oleos essenciais - Massagens - Doterra
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente