Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente
BM Cabeleireiro > Cabeleireiro > Noom Burner

TRATAMENTO DE TERMOESTIMULADOR

Noom Burner, o mais avançado em corte a fogo

O cabeleireiro Chema de la Fuente, em colaboração com a Universidade Politécnica de Valência, projetou o primeiro protótipo de tesoura profissional que sela as pontas e previne a queda de cabelo, usando o fogo


30/05/2019

Há algum tempo atrás, falámos sobre o poder do fogo para limpar o cabelo, quando fizemos referência à veloterapia. A técnica de São Paulo (Brasil) que limpa a divisão termina com a chama de uma vela. O estilista trança cada fio e aproxima a vela, a uma distância prudente, até à ponta. Com o calor, a fibra capilar é reestruturada. O calor da chama cauteriza as pontas quebradas, quebradas, secas ou danificadas sem cortar o cabelo. No entanto, as extremidades divididas restantes serão mais facilmente diferenciadas.

Alguns salões em Espanha já oferecem este tratamento, embora seu principal embaixador tenha sido a top model Alessandra Ambrosio, que o popularizou através de redes sociais em todo o mundo.

No entanto, a velaterapia é um procedimento "arriscado, pesado e caro", de acordo com o cabeleireiro valenciano Chema de la Fuente, que desenvolveu, juntamente com especialistas da Universidade Politécnica de Valência, a primeira tesoura profissional que foi cortada ao fogo. "Durante a velaterapia - continua ela – enrolam-se mechas de cabelo uma após outra, e é aplicado fogo nas extremidades do cabelo, que estão na fase anágena ou de crescimento. Algo que soluciona muito pouco o problema, uma vez que este tipo de cabelo ao estar protegido pelo mais longo, corrói em menor grau. A trichoptilosis ou pontas duplas é mais visível e pronunciada em cabelos longos que nos mais curtos".

Em que consiste o tratamento térmico extremo

Pelo contrário, o T.T.E. (de tratamento térmico extremo) com uma tesoura Noom Burner atua principalmente nas pontas doa cabelos mais longos, aqueles que sofrem erosão de agentes externos e são mais afetados pela tricoptilosis. "Ao aplicar o fogo conseguimos uma cauterização ou soldado das pontas, que geralmente na sua reta final são compostas basicamente por queratina. Quando recebes fogo, esta fibra é cauterizada e está presa. É algo como o que acontece quando o atacador de um sapato está rasgado e aplica-se fogo para não desfiar mais e ser capaz de se usar. O fogo solda-o e continua preso por algum tempo. Com o cabelo acontece da mesma forma", diz o hairstylist, diretor de cabeleireiro Chema de la Fuente Exclusive.

A contribuição deste tratamento, além das tesouras Noom Burner, reside na realização do tratamento de vedação de calor, mais rápido, mais seguro e mais barato, enquanto o corte é feito, assim como faria com uma tesoura convencional. A única diferença é que se realiza em cabelos secos, lava-se para remover os vestígios de cabelo queimado e os odores e depois seca-se.

Uma década de investigação

A ideia de criar o tratamento de calor extremo surgiu da necessidade de realizar esta técnica com uma ferramenta que iria reduzir o risco do profissional quando é executado, enquanto dá maior segurança e confiança ao cliente. Originalmente foi realizado como tratamento gratuito e através de velas, tochas ou algodão embebido em álcool e sujeitos à ponta da tesoura. "Estes métodos, além de serem pouco estéticos, eram perigosos porque o fogo descontrolado gera algum medo, tanto para os profissionais como para os clientes", afirma de la Fuente, que não hesitou em contactar Manuel Martínez Toran, o Universidade politécnica de Valência.

Assinou-se um acordo de colaboração mútua, onde a universidade se comprometia, conforme indicado pelo cabeleireiro, a projetar o queimador e colocá-lo em contato com engenheiros industriais que poderiam fazer o protótipo projetado pela equipa de Chema de la Fuente.

O projeto durou 10 anos porque era difícil conseguir uma chama constante e um design ergonómico para cabeleireiros diários. O objetivo era conseguir uma linha de fogo homogénea e horizontal. "No primeiro, forneceu-se à tesoura cinco queimadores sobre uma das bordas, que é ativada por uma faísca por meio de um dispositivo piezoeléctrico como um isqueiro convencional. Após 3 anos de testes, desistiram do sistema já que a faísca desestabilizava-se e falhava continuamente". No entanto, as coisas mudaram quando contaram com o engenheiro industrial Rafael Corell, que depois de alguns testes com filamentos e resistências que não cumpriam o objetivo necessário sugeriu o uso de queimadores. Estas tochas cumpriram perfeitamente com o que o barbeiro estava à procura: uma linha homogénea e horizontal de fogo cujo comprimento poderia regular e nunca falhou. "A partir daí, todos eram evidência de ergonomia para envolver o queimador e a tesoura. Quero agradecer a Rafa Corell pelo seu envolvimento, porque sem a sua experiência e compromisso, o Noom Burner ainda ser um projeto", acrescenta.

Um corte reto, semelhante ao da tesoura para vazio ou fino

O Noom Burner foi criado, principalmente, para realizar o tratamento termo-estimulante do bulbo capilar, além de um selamento por calor ou cauterização das pontas do cabelo. A tesoura funciona como um par de pinças que seguram o cabelo na horizontal, tal como faria com os dedos ao fazer qualquer corte. Portanto, as garras do grampo substituem os dedos. "Uma vez que tenhamos fixado e decidido o comprimento do cabelo a ser cortado, ativamos o fogo através de um botão localizado na alça, outra vantagem do corte de fogo é que ele faz um corte reto, mas borrado, semelhante ao efeito que é conseguido com uma tesoura vazia ou fina, por isso não é tão afiada e agressiva como a tesoura convencional ", explica de la Fuente.

A ideia de criar o tratamento de calor extremo surgiu da necessidade de realizar esta técnica com uma ferramenta que iria reduzir o profissional risco quando executado, enquanto dada maior segurança e confiança do cliente.

Não há limitação quanto ao tamanho ideal do cabelo para este tratamento, embora não deva ser extremamente curto. Caso contrário, não pode ser segurado com os dedos e, consequentemente, o queimador não pode ser usado. Neste caso, deve ir para sistemas tradicionais, mas também tem um método para realizar o tratamento estimulante no salão.

O tratamento pode ser aplicado em cabelos quimicamente tratados (corados, permanentes, clareados, com reflexos ou reflexos). Além disso, nesses casos, os resultados são ainda mais apreciados. Devido à erosão química dos produtos, a temida tricoptilose ou pontas duplas geralmente aparecem mais rapidamente nos cabelos tratados. "Normalmente, quando cortamos com uma tesoura convencional, eliminamos as pontas duplas, embora reabram 15 a 20 dias depois. Quando cauterizadas com fogo, elas não abrem até a sétima semana, ou seja, praticamente um mês depois como a tesoura tradicional ".

Evitar a queda de cabelo

Além da vedação das pontas, o tratamento tem sido utilizado para revitalizar o cabelo e parar a sua queda desde os tempos antigos. No livro Barbeiros e cabeleireiros, escrito por Ricardo Simó Bach em 1953, está claro que esta técnica era muito comum em muitos países, embora nem tanto em Espanha. Depois de vários estudos, a termografia, microscopia ótica e eletrónica de varredura, foi biologicamente demonstrar os seus resultados, embora não seja cientificamente por causa de seu alto custo, não foi possível realizar estudos científicos como a fonte. A maioria dos tratamentos atualmente utilizados, em especial o choque, são caracterizados por termoestimulantes, (em adição ao fornecimento de óleos essenciais e vitaminas A (B-5 B-6 e B-8). A sua eficácia reside, especialmente em thermostimulation: um composto químico é aplicado na epiderme, e massajado quando contacta glândulas seborreicas que rodeiam o bulbo capilar, causar uma reação térmica, o que faz com que a lâmpada para expandir e definida dentro do folículo. "É precisamente o mesmo que provoca o fogo: uma termostimulação do bulbo capilar através do próprio cabelo e a sua composição rica em minerais de cabelo, ferro, cobre, enxofre, zinco, fibras, queratina, cutícula e colagénio. Em ambos os casos, tanto as fibras como os minerais são condutores de calor eficazes. Quando o cabelo queima, a carga térmica é transmitida para o folículo capilar, dilatando e fixando-o ao folículo piloso, graças a um composto químico patenteado, rico em alcoóleos naturais, óleos essenciais e potenciais transmissores térmicos. O folículo torna-se mais resistente à regeneração e a queda atrasa", argumenta. A tesoura Noom Burner está em fase de operação, à espera de dar com a proposta de comercialização que permita o seu desenvolvimento e viabilidade no mercado.

 
Mais informação

  • Partilhe este artigo
  • Enviar a un amigo
  • Compartir en WhatsApp
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente

 

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente

Anúncios de empresa

ad
Empresa de vanguarda no setor estético, com implantação internacional em mais de 40 países. Procuramos distribuidores para zonas livres em Espanha e Internacionais.
Oleos essenciais - Massagens - Doterra
Se tens uma profissão na área da estética, temos para ti o material de desinfecção e descartáveis que tanto precisas para cuidares bem das tuas clientes. Temos também, vestuário para esteticista ou cabeleireira e calçado adequado à tua profissão.
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente