Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.

HIGIENE NO SALÃO E BARBEARIA

Covid-19, medidas higiénicas sanitárias nos salões de cabeleireiro uma vez que comece as reaberturas

Orlando Dela é um conhecido profissional e formador em cabeleireiro e barbearia, à frente de Estilo-Criando que hoje analisa de uma forma o mais certeira possível a realidade que os salões vão encontrar na sua reabertura


22/04/2020

Falar do Covid-19 atualmente passa primeiro por abordar e controlar a pandemia garantindo a saúde de todos. Mas imediatamente depois eleva-se, mais do que um futuro, um presente de como podemos preveni-lo do ponto de vista prático dos negócios. Especificamente o próprio setor do cabeleireiro já está a elevar uma série de linhas e recomendações as quais ele quis somar alguma mais a partir da minha própria experiência e das impressões de outros companheiros. Evidentemente, e em respeito, dizer que os textos definitivos deverão ser das associações, agentes sociais, técnicos e o governo que nos apresentam documentos validados.

Antes de aprofundar a questão, se quiser ressaltar outro aspeto fundamental para mim, a importância que vai ter o feito de adotar as medidas higiénico-sanitárias adequadas, saibamos “vendê-las” aos clientes. Ou seja, se sempre a limpeza e a ordem hão-de ser algo fundamental num salão de cabeleireiro ou barbearia, agora chegou o momento em que desde que um cliente entra e coloca um pé no local, até que saia, perceba que se encontra não só nas mãos do profissional de sempre e de confiança como num ambiente seguro.

Medidas higiénico sanitárias nos salões e barbearias, comecemos pelo principio, por Orlando Dela

Parte dessas medidas estão recolhidas de seguida, mas também é o momento de não ocultar nada. Nesse sentido, advogo porque o material descartável - toalhas, capas, batas, máscaras, luvas, etc. - e os produtos de desinfeção estejam à vista. Se as dimensões do salão o permitem, aposto até por localizar uma zona de estante dedicada a albergar tudo o citado assim como os frascos ou aparelhos esterilizadores.

Não nos deixemos enganar portanto por essa iminente necessidade massiva de ir ao salão que os clientes vão ter. Vai haver uma percentagem que o faça com reparos ou medo de contrair o vírus em espaços fechados donde ainda se trata de forma muito perto dos clientes. Por isso é importante que antes do dia depois do confinamento, estejamos preparados. Não me cabe a dúvida que a curto e medio prazo, os clientes vão valorizar positivamente esse aspeto contra o que percebem em outros salões ou estabelecimentos. Também devemos consequentemente nesse sentido, poupar em dotar o cliente dos meios adequados e o material descartável oportuno para a realização do serviço. Entendo ainda que quando isso se percebe e é tangível por parte do consumidor este verá perfeitamente justificado e argumentado que até se aumentou o preço final dos serviços realizados.

Recompilação de Medidas e Sugestões para a Prevenção do Covid-19 nos cabeleireiros e barbearias

ENTRADA AO LOCAL:

  • Verificar que o cliente vem com máscara. E por sua vez, verificar que é o material de proteção adequado. As máscaras do cliente devem ser pelo menos cirúrgicas, que evitem que o vírus se propague através da boca. Recomendável que sejam descartáveis. A máscara do profissional há-de proteger de forma bidirecional, portanto há que ter uma proteção mínima FFP2.
    » Vendem-se máscaras com e sem válvula, com várias camadas de filtros. No caso de lavagem das reutilizáveis, fazê-lo sempre a mais de 60 graus de temperatura.
    » Perante a dúvida de que seja erroneamente reutilizada ou de material duvidoso, proporcionar uma.
  • Proporcionar luvas ainda que o cliente as traga, pois não sabemos o seu uso anterior. Usar unicamente de látex, nitrilo e vinilo.
  • Desinfeção do calçado à entrada. Existem no mercado tapetes específicos para recarga de líquidos desinfetantes que ao pisá-los higienizam o calçado. Também se podem ter baldes com os ditos líquidos. Aparte, existem aparelhos económicos que adaptam um filme à base do sapato.
  • Desinfeção de mãos. Dispor de um dispensador de gel desinfetante (não higienizante) para clientes.
  • Apanhado de pertences e complementos. Apanhá-los de forma individual em fundos de plástico.
    » Guardar por separado a do pessoal.

ZONA DE RECEÇÃO:

  • Perceber se é necessária uma receção. Às vezes é suficiente com um telefone, uma agenda, uma caixa registadora e/ou um computador.
    » No caso de receção, possibilidade de instalação de tela transparente de metacrilato, plástico ou cristal.
  • Preferivelmente, receber marcações telefonicamente. E evitar sempre que seja possível fazê-lo no interior do local.
    » Também existe a possibilidade de instalar dispensadores de números indicando o tempo aproximado de espera ou hora de atenção.
  • Tentar ajustar os tempos de cada cliente/serviço na medida que seja possível.
  • Manter a distância social. Até o momento de realização dos serviços.
  • Espaçar a zona de espera. Evitar acumulação de pessoas à espera dentro do local, mas se for inevitável, espaçar 1,5-2m entre clientes.
  • Evitar revistas e imprensa no geral. Podem substituir por tablets que deverão ser desinfetados entre clientes.
    » Podem levar ao toucador com conteúdo aberto na internet, entretenimento e fotos próprias.
  • No próprio setor do cabeleireiro já está a elevar uma série de linhas e recomendações as quais ele quis somar alguma mais a partir da minha própria experiência e das impressões de outros companheiros, explica Orlando Dela.

    ESPAÇOS COMUNS DO LOCAL:

  • Espaçar zona de toucadores. Deixar pelo menos 2 m entre clientes.
    » Valorizar a instalação de telas transparente entre clientes ou biombos.
    » Valorizar a redistribuição do espaço do local, a localização do diferente mobiliário e o aproveitamento de salas para outros serviços.
  • Desinfetar entre clientes. Tudo com o que tenha estado em contacto ou até próximo: cadeiras, toucador, espelho, lava-cabeças, tablets, etc.
  • Instalar telas entre lava-cabeças. Ou evitar ter lavagens de clientes ao mesmo tempo.
  • Substituir toalhas ou secadores por papel descartável. Ter sempre disponível sabão e gel desinfetante.
    » Os secadores de ar podem dispersar e propagar germes e bactérias.
  • Desinfetar diariamente todo o local, estantes, receção, armazém, etc. Substituir limpadores ou esfregonas comuns por produtos profissionais ou recomendados na sua composição para desinfeção.
  • Valorizar a instalação de purificadores do ar. Existem máquinas especializadas para a purificação do ar mediante diversos sistemas, ao mesmo tempo que se podem instalar sistemas de esterilização através de luz violeta.
    » Verificar sempre a homologação e eficácia.
  • PROTEÇÃO PESSOAL:

  • Usar material descartável durante o serviço. Recomendável usar capas ou batas de plástico/celulosa de um só uso. Em caso de material têxtil, substituí-lo em cada cliente, ou combiná-lo com os anteriores elementos; e uma vez descartado para a lavagem, isolá-lo em sacos, contentores ou sacos fechados. Desinfetá-lo com produtos adequados e a uma temperatura de 90 graus.
  • Desinfetar os utensílios entre utilizações. Tesouras, pentes, escovas, pincéis, etc. Existem soluções líquidas onde se pode submergir certos utensílios para a sua desinfeção em frascos, líquidos pulverizadores para desinfeção imediata e aparelhos esterilizadores de diversos tipos.
    » Observar os tempos mínimos para a completa desinfeção recomendados pelo fabricante segundo a opção.
    » Existem pentes descartáveis no mercado, não obstante também se podem embolsar e selar os utensílios de forma individual.
  • Manter limpos os filtros dos secadores realizando uma limpeza diária. Igualmente para pranchas e modeladores.
  • Evitar introduzir as mãos nos produtos. Como as terrinas de cera, gel, fixadores em geral ou produtos de penteado, podendo-se extrair com varas depressores ou colheres.
  • PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA PROFISSIONAIS:

  • Usar luvas novas em cada serviço.
    » Recomendável combiná-las com lavagens pontuais das mãos.
  • Usar máscara com proteção mínima FFP2.
  • Possibilidade de compatibilizar o uso de máscaras com ecrãs protetores integrais de cara.
    » Os ecrãs não estão cobertos nem fechados na parte inferior pelo que há que simultanear com máscaras.
  • Evitar o uso de jóias, bijuteria e relógios.
  • Evitar usar o cabelo solto. Deixa-o sempre preso.
  • Não tirar o uniforme de trabalho na rua. Prendas e sapatos devem ser limpos ao entrar e estarem limpos ao sair.
    » Recomendável lavar e secar no local e armazená-lo preferencialmente em gavetas.
  • Escalonar a entrada e saída de pessoal, para evitar concentrações nos vestuários.
    » Rever turnos para que esteja só o pessoal necessário.
  •  
    Mais informação

    • Partilhe este artigo
    • Enviar a un amigo
    • Compartir en WhatsApp
    Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente

     

    Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente
    Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.

    Anúncios de empresa

    ad
    Empresa de vanguarda no setor estético, com implantação internacional em mais de 40 países. Procuramos distribuidores para zonas livres em Espanha e Internacionais.
    Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente
    Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.