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MERCADOS

L'Oréal, vendas e benefícios de record em 2021, incluindo o canal profissional

Os produtos profissionais aumentaram as suas vendas em todas as zonas, em concreto 22,2%, chegando a 3.783 milhões, impulsionados pelas marcas de cuidado do cabelo e a recuperação das vendas no salão de cabeleireiro


16/03/2022

L'Oréal

L’Oréal fechou um exercício 2021 “histórico”, segundo a sua própria avaliação. Um ano em que bate o seu record de vendas, fixado antes de aparecer a pandemia, em 2019, alcançando os 32.387,6 milhões de euros. Um número que implica um aumento anual de 15,3% e de 8% em relação há dois anos.

Aumento de quota em todos os seus mercados, divisões e categorias, incluída a profissional

A nível comparável, o aumento interanula foi de 16,1%, o maior da sua história, e “mais do dobro que a média do setor cosmético”, segundo a companhia. Esta sublinha que ganhou quota em todos os seus mercados, divisões e categorias. “Em 2021, todas as estrelas alinharam-se para este desempenho histórico”, afirma o conselheiro delegado do grupo, Nicolas Hieronimus.

Um exercício em que destacaram os crescimentos registados na sua divisão L’Oréal Luxe e no mercado norte-americano. No primeiro caso, a categoria que reúne os produtos de maior valor acrescentado da companhia melhorou as suas vendas 21,3% até os 12.346,2 milhões. Em 2021 foi a divisão que mais lucros gerou à companhia, por cima do foco nos produtos de grande consumo, que só melhorou 4,5%. A divisão de cosmética ativa cresceu 30%, até 3.924 milhões, e a divisão de produtos profissionais fê-lo 22,2% chegando a 3.783 milhões.

A nível comparável, o aumento interanula foi de 16,1%, o maior da sua história, e 'mais do dobro que a média do setor cosmético', segundo a companhia.

Por mercados, o norte-americano disparou 8.155 milhões, ainda que as vendas comparáveis o crescimento foi de 22,2% o maior das cinco zonas geográficas nas que L’Oréal divide o seu negócio. A principal, a europeia, foi a que menos viu melhorias nas suas vendas, uns 10,7% até 10.184 milhões. O mercado do norte de Ásia recorda distâncias depois de crescer 18,6% e chegar a umas vendas de 9,863 milhões.

Outro fator de melhoria foi o canal online, que aumentou as suas vendas 25,7% e já representa 28,9% do global, mais de 9.300 milhões de euros. “Soubemos aproveitar as oportunidades que nos oferecem os novos canais digitais, e ao mesmo tempo, continuamos a digitalizar os nossos pontos de venda como parte de uma estratégia omnicanal integrada”, diz Hieronimus num comunicado.

L'Oréal

Divisão de produtos profissionais

A Divisão de Produtos Profissionais do grupo L’Oréal manteve-se em 2021 o seu impulso ascendente, “alcançando lucros históricos de participação de mercado em todas as zonas, com um desempenho notável nos Estados Unidos e China continental em particular”, informa a companhia.

Os benefícios da sua estratégia omnicanal refletiram-se na recuperação das vendas em salão, o excecional comportamento do canal de distribuição SalonCentric nos Estados Unidos assim como um forte aumento do comércio eletrónico.

Outro fator de melhoria foi o canal on-line, que aumentou as suas vendas em 25,7% e já representa 28,9% do global, mais de 9.300 milhões de euros.

O cuidado do cabelo continuou a ser a categoria de crescimento número um: “Kerástase teve um ano espetacular, impulsionado pelo êxito do “Curl Manifesto”. L’Oréal Professionnel, graças à sua inovação disruptiva Metal Detox, e Redken, com a sua nova linha Acidic Bonding Concentrate, também registou um forte crescimento. A cor do cabelo experimentou uma recuperação muito forte, graças em particular ao êxito de Shades EQ de Redken e Dialight de L’Oréal Professional.

A Divisão, além disso, chama todos os seus estilistas associados a participar no desenvolvimento sustentável e a transição lançando o seu programa “Cabeleireiros para o Futuro”. Outro ativo a mais no seu crescimento.

L'Oréal

L’Oréal, inovações superiores

“O crescimento excecional de L’Oréal, impulsionado por inovações superiores, assim como um rigoroso controlo dos custos, permitiu-nos investir em grande medida nas nossas marcas e melhorar o seu atrativo, ao mesmo tempo que registámos um benefício operativo record e a nossa margem operativa melhorou em 50 pontos básicos”, descreve o conselheiro delegado do grupo.

Esse benefício operativo alcançou os 6.160,3 milhões, 18,2% mais que em 2020 e 11% por cima do de 2019. A margem cresceu até 19,1% das vendas outro record. E o benefício neto aumentou 29% até 4.597 milhões, 22,5% mais que há dois anos.

“Num contexto global que continua a marcar pela volatilidade no início do ano, confiamos na nossa capacidade de superar o mercado em 2022 e alcançar outro ano de crescimento, tanto em vendas como em benefícios”, assegura Nicolas Hieronimus.

 
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