Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Marketing para cabeleireiros, 5 ideias pós Covid-19

Sim, o marketing para cabeleireiros também existe. E mais em tempos de pandemia. Põe-te a pilhas e pensa como uma 'Pyme'. É isso o que tu és, um/a empresário/a que enfrenta tempos difíceis que precisas de vencer com estratégia


  • GH - GALLERY HAIR: A revista profissional de uso e consulta em Salões de Cabeleireiro
  • Antonio Calvo 

    Marc Antoni 

    Gonzalo Zarauza 

    Jose Urrutia 

    Juan Ayoso 

    Manuel Mon Estilistas 

    Makeover 

  • x

    CONTRA A QUEDA

    Tratar e prevenir a queda estacional, conselho especialista

    Segundo o dr. Leone da clínica MC360, é importante cuidar da alimentação, tomar suplementos vitamínicos, evitar lavar o cabelo com demasiada frequência além de eleger e aplicar tratamentos capilares que ajudem a fortalecer o cabelo

  • x

    NOVIDADE

    Novo Parlux Alyon à prova de bactérias

    Mais seguro que nunca, tal e como os tempos requerem, o novo secador de cabelo Parlux Alyon® Blue Night é ainda, antibacteriano

  • x

    TENDÊNCIAS

    Choppy Bangs, a franja mini que triunfa entre os longos

    Este outono, a franja é o rei. E entre as opções, além dos longos, encontra-se o Choppy Bangs, a franja mini que promete ser o “boom” da nova estação

  • x

    ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

    Marketing para cabeleireiros, 5 ideias pós Covid-19

    Sim, o marketing para cabeleireiros também existe. E mais em tempos de pandemia. Põe-te a pilhas e pensa como uma 'Pyme'. É isso o que tu és, um/a empresário/a que enfrenta tempos difíceis que precisas de vencer com estratégia

  • x

    NOVIDADES

    Nasce a nova era da coloração sem amoníaco, Dénuée de Montibello

    Montibello reinventa a coloração para o cabelo e fá-lo com Denuée. Idêntica à própria cor do cabelo que o melhora ainda mais graças a todas as suas possibilidades técnicas e de formulação, sem amoníaco

  • x

    NOVIDADES

    Novo formato Gel Hidroalcoólico com Glicerina para mãos de Alcántara Cosmética

    Em formato monodose, prático, funcional e na medida certa, ao mesmo tempo que proporciona máximo cuidado, proteção e higiene. Brilliant Color Gel de Mãos Hidroalcoólico com Glicerina

  • concurso beautymarket.pt cabeleireiro

    CONCURSO BEAUTY MARKET CABELEIREIRO

    Beauty Market e Artero presenteiam 6 packs com 2 máquinas de corte profissional

    Desfruta de cortes perfeitos com duas máquinas muito especiais, fabricadas com materiais de primeira qualidade

25/09/2020

Marketing - cabeleireiros

Antes de que o mundo se detenha perante a pandemia, as previsões para o setor da beleza, cabeleireiro e estética não poderiam ser mais desafiadoras. Segundo Aliied Market Research, de 2017 a 2020, previa-se que o negócio da cosmética crescesse a um ritmo de 3,7% anual. As expetativas de negócio em relação a volume que aspirava a números superiores a 265.000 milhões de dólares, mais de 265.000 milhões de euros no final da dita etapa. Ou seja, no final do ano e década que será marcada a partir de agora pelo Covid-19. A Europa parecia estar destinada a converter-se no continente dominante, agrupando até 30% das vendas mundiais. Enquanto os Estados Unidos se destacaria pelo consumo on-line de produtos relacionados com a beleza.

É o agora ou nunca quando a tua aposta pelo 'marketing' digital se converte em algo tangível e real. Ou te transformas ou morres, assim é de real e contundente.

Que fique claro que esta crise forçou e acelerou tendências emergentes que preconizavam a sua consolidação nas próximas décadas. Falamos do on-line, e-commerce e o digital. Isso talvez te custe mais porque o teu trabalho é artesanal, de contacto, de pessoa para pessoa. Sem lugar, espaço ou tempo para “nuvens” que não se tocam como os comércios que seguem caminhos eletrónicos.

Pois é aqui é o agora ou nunca quando a tua aposta pelo marketing digital se converte em algo tangível e real. Ou te transformas ou morres, assim é de real e contundente.

Por isso vamos rever 5 regras do marketing atual para salões de cabeleireiro, com a ideia clara e pre-clara de que também existe salão virtual que deve vender, comunicar e reservar no digital.

5 regras do marketing para todos os tempos e lugar

1) A TUA WEB É O TEU ESPELHO. Desenha, aposta e investe numa cuidada e completa pagina web que reflita os valores da marca.

Pode parecer algo óbvio e simples mas a realidade é que contar com um bom site tem muito do primeiro - obviedade – mas pouco ou nada do segundo – simplicidade. Estamos a referir-nos ao facto de ter um sie eficaz que se traduza em resultados constantes (clientes) não é nada fácil.

Há que converter a web no coração de um plano de 'marketing on-line' completo e um excelente espelho do que é refletido.

Há que converter a web no coração de um plano de marketing on-line completo e um excelente espelho do que é refletido. O teu site deverá:

  • Transmitir uma imagem moderna, de atualidade, simples mas elegante. Se vendemos estética e beleza, obviamente a nossa montra online deve respirar estas qualidades por todos e cada um dos pixels.
  • Conter um Blog com conselhos relacionados com o cuidado do cabelo, onde se destacam os looks capilares que estão na moda, analisa-se o estilo de celebridades que têm muita importância nestes momentos, entre outros.
  • Incorporar secções para dar a conhecer e aproximar a equipa profissional, os hairstylists, e uma área para recomendar produtos que eles aconselham.
  • Estar conectada às redes sociais. São um canal de atenção ao cliente e de comunicação entre utilizadores atuais e potenciais. Atualizam-se os perfis diariamente e têm um bom partido em lugares como Facebook, Twitter ou Pinterest, onde estão presentes.
  • Dispor de reservas on-line. Fundamental: facilita aos clientes a marcação de forma rápida e simples, via web.
Marketing - Peluquerías

2) OFERTAS E PROMOÇÕES, AGORA MAIS QUE NUNCA.
Que cheguem a potenciais consumidores dos teus serviços.

Os descontos, os cheques 'poupança', as propostas de 2x1 ou 3x1, por exemplo, cortar o cabelo e pentear 'grátis', ou tinta, corte e penteado de 'presente', dias em que se baixam os preços, etc. São opções que funcionam muito bem. No marketing, falar de 'saldos' supõe despertar a atenção do público de forma imediata. Se além disso o acompanhamos com algum numero em concreto - “poupa 25% ao visitares o nosso salão às segundas-feiras”, que poder ser o dia com menor afluência de clientes de toda a semana-, o resultado pode chegar a ser espetacular.

No 'marketing', falar de 'saldos' supõe despertar a atenção do público de forma imediata.

E na hora de colocar em prática as tuas ofertas:

» Nada como utilizar palavras que disparam a decisão de compra na hora de criar mensagens que vás publicitar nos meios de comunicação, no próprio ponto de venda ou no teu site e redes sociais. Não te esqueças nunca da publicidade! Êxito garantido! Ao menos vais conseguir que os teus potenciais clientes passem de uma escuta passiva a uma atitude ativa em relação ao que queiras contar.

Marketing - Peluquerías

3) TU ÉS UM ESPECIALISTA E DEVES SABER CONTAR QUAL É A TUA ESPECIALIDADE.
Trata-se de cotar o nosso target e multiplicar o número de clientes.

Apostar por um nicho de mercado muito concreto é uma das melhores estratégias para acertar nos negócios. O mundo do cabeleireiro é perfeito para praticar esta tendência a uma cada vez maior segmentação do público a que nos dirigimos. O setor, tradicionalmente, optou por separar os serviços por sexo: homens e mulheres. Mas pouco a pouco estão a afinar-se ainda mais as áreas em que se trabalha e se é especialista: barbearias que apenas atendem o cliente masculino, os que apostam pelos looks nupciais e/ou a assessoria de imagem; os modernos, especializados na cor, os que fazem do corte a sua principal identidade, ou os que, enfim, possuem um selo próprio e se denominam cabeleireiro de autor.

O mundo do cabeleireiro é perfeito para praticar esta tendência a uma cada vez maior segmentação do público a que nos dirigimos.

Um exemplo? More Than Curly Salon, é um salão de Aurora, uma cidade do condado de Arapahoe, no estado do Colorado (Estados Unidos), que confessa a sua predileção na hora de pentear e cuidar do cabelo das suas clientes, o caracol. 'Curly Hair is our passion! We havethe BEST Curly Specialists in the Rocky Mountain Region!', lemos no seu slogan. Este salão conseguiu deixar a sua pegada no mercado e coloca-se entre os 'Top 100 Salons' da revista Elle.

Esta especialização requer ainda da forma mais eficaz possível de ser descrita, difundida e mostrada, com fotografias e vídeos. Na estética e beleza adquire mais valor que nunca o dito popular de uma 'imagem vale mais que mil palavras'. Se se acede ao seu site ou às suas redes sociais, pode-se ver casos reais de utilizadoras que se colocaram nas mãos do staff do centro e que se mostram mais do que satisfeitas e contentes. Há fotos das instalações e ainda se dão as máximas felicidades para pedir marcação: tanto por telefone como reservas on-line. O que a web nos mostra é que um site em dia e frutífera, à parte da imagem, há que saber transmitir muito bem, de forma ordenada e acessível, aquilo que quer e transmite.

Marketing - Peluquerías

4) UM SALÃO DE CABELEIREIRO É MAIS, MUITO MAIS!
Mais serviços complementários para uma oferta global especialmente interessante.

Os negócios que decidem centrar-se no cuidado e tratamento do cabelo e deixam de lado a possibilidade de ampliar fontes de rendimento com atividades afins ao mundo do cabeleireiro. Hoje em dia, ao falar de estética podemos referir-nos tanto ao nosso cabelo como a tratamentos corporais e faciais. Um 'tudo em um'. Isto supõe que cabe a possibilidade de colocar diante do utilizador um leque mais amplo de opções , e tudo sem necessidade de ir de um estabelecimento a outro, como num mesmo lugar e com profissionais especializados por áreas.

Cabe a possibilidade de colocar diante do utilizador um leque mais amplo de opções , e tudo sem necessidade de ir de um estabelecimento a outro, como num mesmo lugar e com profissionais especializados por áreas.

Aquelas pymes que consideram que não está ao seu alcance ampliar os seus serviços não deveriam subestimar a ideia de recorrer a colaboradores, freelancers, que possam ir ao local um dia ou dois por semana, segundo o que decidam, para começar a realizar manicuras, massagens ou outro tipo de experiências que o cliente vai valorizar. Pouco a pouco pode-se ir vendo até que ponto é rentável. Ganharás tanto por volume de trabalho como por imagem de marca. Até poderia chegar o dia em que te convertes no 'Salão Global da Beleza'.

Assim, monta uma loja física ou on-line para vender os teus produtos aos teus clientes. É o momento! E verás como sobem os teus talões. Quiçá agora não possas ou queiras imaginar mas os benefícios são altamente rentáveis.

Marketing - Peluquerías

5) UM SALÃO QUE À VISTA NOS SURPREENDE E DEIXA-NOS DE BOCA ABERTA.
Impõe-se uma imagem transgressora: design e estética que prende olhares entre os clientes!

Se somos serviço de beleza, está claro que a primeira coisa que devemos fazer é oferecer uma imagem corporativa em consonância com aquilo a que nos dedicamos. Cabeleireiros há muitos, centenas, milhares deles, pelo que é importante definir bem a identidade do salão e confiar sempre em que a chave é destacar-se da concorrência. Uma das formas mais simples e eficientes de o fazer é através do interiorismo e decoração do estabelecimento. Devemos adaptá-lo, o salão, ao perfil do nosso público: mais sério se nos dirigimos a pessoas maiores, mais colorista e que transmita vitalidade quanto queremos que nos visitem pessoas jovens. E depois existe o caso de sítios realmente disruptores como Bird’s Barber Shop, nos Estados Unidos.

Devemos adaptá-lo, o salão, ao perfil do nosso público: mais sério se nos dirigimos a pessoas maiores, mais colorista e que transmita vitalidade quanto queremos que nos visitem pessoas jovens.

Bird's Barber Shop é uma rede de cabeleireiros que conta com oito locais em Austin (Texas) e um em Houston. Todas são apresentadas como lugares realmente vanguardistas, com um estilo muito pop. Confiam em deixar ver o que oferecem a tudo o que passa pela sua porta, pelo que as fachadas dos estabelecimentos estão cheias de cor, dinamismo, alegria e arte 'pop'.

O sitio respira estilo e conhecimento da profissão e a web transmite a perfeição. Salões abertos a todo o tipo de pessoas e clientes.

Resumindo, e de forma clara e acessível, observas as 5 máximas do marketing para qualquer tempo e lugar, especialmente nos períodos mais turbulentos, como os atuais.

» Cuidar ao máximo da imagem corporativa do negócio. Se nos dedicamos à estética devemos predicar com o exemplo e o salão deve transmitir esse gosto e conhecimento do setor em todos e cada um dos seus aspetos.

» Presença on-line com fundamento. Ou seja, nada de 'estar por estar' na rede. Há que saber estar na internet e nas redes sociais. Confia em criar uma web eficaz e em fornecer aos utilizadores conteúdos de qualidade, conselhos em que vão ver um valor adicional aos teus serviços off-line. Deve merecer a pena tanto o tratamento que se realiza no local como o seguir-te no mundo digital e nos social media.

A especialização é uma saída eficaz. Nada como segmentar ao máximo o nosso target para nos convertermos na sua melhor opção em relação à concorrência.

» As ofertas e promoções trinfam sempre. São boas para nos darmos a conhecer e para que mais pessoas fiquem com vontade de usar a tua proposta.

» A especialização é uma saída eficaz. Nada como segmentar ao máximo o nosso target para nos convertermos na sua melhor opção em relação à concorrência. Quem se abre a todo o tipo de públicos e de serviços corre o risco de fazer muitas coisas… Mas poucas delas muito bem. Procura sempre a excelência.

» Linhas de negócio complementares. O cliente vai agradecer que num mesmo local possa aceder a outras opções relacionadas com a beleza e o cuidado pessoal. Isso sim, rodeia-te dos melhores ou cairás no erro que mencionávamos anteriormente. Apenas e sempre, excelência!

Fonte: Kolau.

 
Mais informação

  • Partilhe este artigo
  • Enviar a un amigo
  • Compartir en WhatsApp
GH - GALLERY HAIR: A revista profissional de uso e consulta em Salões de Cabeleireiro

 

ALTER EGO ITALY - Made with Kindness
GH - GALLERY HAIR: A revista profissional de uso e consulta em Salões de Cabeleireiro
GH - GALLERY HAIR: A revista profissional de uso e consulta em Salões de Cabeleireiro
ALTER EGO ITALY - Made with Kindness