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Eventos

Tudo o que veremos em Salón Look 2018

Julia González, diretora do evento, anuncia as principais novidades da próxima edição do evento global com a beleza, Salón Look, num evento realizado na sede de Stanpa em Barcelona, Associação Nacional de Perfumaria e Cosmética


18/05/2018

As oficinas da Associação Nacional de Perfumaria e Cosmética (Stanpa) em Barcelona encheram-se de público, fabricantes, distribuidores e profissionais do setor da beleza, juntamente com a imprensa especializada, que não quis perder a oportunidade de conhecer as linhas maestras assim como as novidades do próximo Salón Look, Salão Internacional da Imagem e Estética Integral, que terá lugar de 28 a 30 de setembro no recinto ferial de Ifema em Madrid. A apresentação, celebrada no passado 21 de abril, contou com as intervenções principais de Julia González, diretora do evento, e Óscar Mateo, diretor de Estudos de Mercado de Stanpa, que aproveitou a oportunidade para fornecer os números mais recentes sobre a evolução do mercado de cabeleireiro, estética, cosmética e perfumaria no nosso país.
O evento começou com umas palavras de boas-vindas de Mateo, que assegurou que para Stanpa é um prazer colaborar com Salón Look e exercer de anfitriões deste salão, "o mais importante para os canais profissionais deste país": "É um evento que cresce todos os anos e dá mais valor ao profissional, não só de cabeleireiro e estética, como também para os fabricantes. Estamos a atingir o número de praticamente 70.000 pessoas que acodem ao evento num fim de semana, algo que a mim me parece assombroso. Além disso, com o espírito de se internacionalizar-se, uma margem que devia assumir e já está em marcha", afirmou.

"O consumidor procura experiência de compra"

De seguida, o diretor de Estudos de Mercado de Stanpa explicou que houve crescimento moderado, em termos de consumo, de 2,15% durante o passado exercício, tal como sucede desde há três anos, pelo que não se esperam aumentos espetaculares a menos que mude o modelo económico. Os números de Stanpa falam de um consumo per capita de 147 euros em Espanha (por cima da média europeia que se situa em 134 euros anuais) embora que ainda haja maneira de crescer mais sete euros, alcançando um consumo de 152-154 euros por pessoa e por ano. O volume de negócio alcança os 6.820 milhões de euros.

Salón Look chega à sua 21ª edição em plena forma. Os números da edição passada não deixam lugar para dúvidas: 391 expositores, mais de 1.200 marcas representadas e 64.510 visitantes em 14.400 metros quadrados de exposição.

O aumento observado, durante o ano de 2017, produziu-se de forma desigual. Os canais profissionais também cresceram e por cima do conjunto de mercado. Algo que Mateo considera uma muito "boa notícia". O canal grande consumo, considerado a "linha de flutuação do barco", aumentou uns 2,9%, enquanto que o seletivo fê-lo em 2,5% diferenciando entre 13.000 pontos de venda entre perfumarias tradicionais e livre serviço e os 2.300 pontos de venda verdadeiramente seletivos que cresceram em torno de 4%.

Em relação ao cabeleireiro profissional, desde o ponto de vista do fabricante e não do serviço, aumentou 2,3%, a venda direta em 2,7% e a estética profissional em 3,1%. "Isto sim, parece-me uma notícia muito positiva. Gostaria de fazer um finca-pé em algo muito interessante: o 53-54% do consumo concentra-se em canais onde se procura a prescrição, como farmácia, seletivo, cabeleireiro e estética e parte da venda direta. Isso quer dizer que o consumidor procura experiência de compra, sobretudo por parte de um assistente ou prescritor de beleza". Neste sentido, o diretor de Estudos de Mercado de Stanpa deu um conselho aos profissionais dos canais de farmácia e cabeleireiro: "É necessário assegurar ao cliente e dar valor adicional ao serviço que se presta. Segundo um estudo que temos feito de cabeleireiro e cabelo, os clientes situam o preço na oitava posição, dando mais importância a outros requisitos como a composição do produto, o tipo de penteado mais adequado para eles, etc. Todo esse serviço de prescrição não é facilitado, embora o mais natural seria oferecê-lo através de especialistas nestes temas", explicou.

O cuidado do cabelo baixa posições

Por categorias de produtos, os perfumes cresceram 5,4% experimentando o crescimento mais dinâmico, destacando as fragrâncias masculinas de luxo com uns 7% mais, comparados com o ano anterior. A cosmética de cor cresceu 3,2% enquanto que o cuidado da pele registou uns 1,2% devido sobretudo à maturidade do canal farmácia que aumentou 0,1%. O cuidado do cabelo registou um aumento de 0,8%, apesar de incluir o impacto do cabeleireiro profissional, uns 2,3% mais. "O consumidor não se preocupa pela categoria de cuidado do cabelo, o que indica que ainda se há-de trabalhar bastante neste âmbito". É preciso que o comprador recupere o interesse por esta categoria. Assim, os produtos de acabado e penteado retrocederam -3%, juntamente com os de penteado. "Para mim, uma das notícias do ano passado foi que a categoria de perfumes adiantou-se à de cuidado do cabelo em termos de consumo. Espanha tem o mesmo perfil que França: o primeiro é o cuidado da pele, seguido de asseio e higiene, perfumes, cabelo e cosmética de cor", declarou Mateo.

As novidades de Salón Look 2018

Salón Look chega à sua 21ª edição em plena forma. Os números da edição passada não deixam lugar para dúvidas: 391 expositores, mais de 1.200 marcas representadas e 64.510 visitantes em 14.400 m2 de exposição. A próxima edição do evento vai caracterizar-se por uma oferta sectorizada e ordenada, que vai beneficiar visitantes e expositores, em palavras de Julia González. O setor de estética e cosmética natural, juntamente com atividades relacionadas como o 11º Congresso de Estética e Beleza, terão lugar no pavilhão 3. O setor das unhas, maquilhagem e cosmética de cor vão situar-se no pavilhão 3, enquanto que no 7 se alojará o de cabeleireiro. "No último Salón Look diferenciamos a oferta de mobiliário e barbearia noutro pavilhão, enquanto que na próxima edição reunimos no mesmo: o 7", explicou a diretora do evento.

'Segundo um estudo que fizemos de cabeleireiro e cabelo, os clientes situam o preço na oitava posição, dando mais importância a outros requisitos como a composição do produto, o tipo de penteado mais adequado para eles, etc.', afirma Óscar Mateo.

Assim, as atividades da Passerelle Hair Look Focus vão ter lugar no Centro de Convenções Norte, dado que em Ifema está a construir-se novas passerelles que se estreiam no ano que vem. "Ainda que a afluência possa decrescer ligeiramente, comprovámos que estamos a captar um visitante mais profissional. Neste setor é muito difícil diferenciar entre público profissional ou não, mas trabalhamos com os expositores para atrair esse público de maior qualidade", argumentou. Além disso, a diretora do evento fez referência à recente incorporação de Charo Izquierdo, nova diretora da Mercedez-Benz Fashion Week Madrid, com ampla experiência no mundo da comunicação e moda, que dará maior visibilidade também ao Salón Look.

O evento vai celebrar também a sexta edição dos Prémios Salón Look, criados para dar mais visibilidade e prestígio ao setor da beleza que dá trabalho a mais de 100.000 pessoas e favorece o empreendedorismo. Este ano, os prémios de honra vão ser entregues a Carmen Madrigal em cabeleireiro e às irmãs Matilde e Emma Saurina em estética no próximo 5 de junho no Palácio de Cibeles do agrupamento de Madrid. Ainda terá lugar uma nova edição do espaço Business Meeting, em colaboração com as empresas de Stanpa e Anepe, como lugar de encontro onde se programa um ciclo de conferências sobre temas focados empresariais, não apenas artísticos. A agenda de atividades inclui workshops e apresentações nos habituais Speaker's Corners, apresentações e demonstrações comerciais.

Estética

Consuelo Silveira, prémio Salón Look 2017 para Melhor Projeto de Formação e colaboradora de Salón Look há quatro anos, deu a conhecer algumas das atividades que os assistentes poderão descobrir no 11º Congresso de Estética: "Teremos uma mesa redonda com influencers representativas das redes sociais onde abordarão as últimas novidades em eletroestética. Também se programaram conferências sobre naturopatia, cosmética emocional, marjeting, medicina de envelhecimento, etc. Vicente Alujas dará a conhecer o seu sistema de meditação imediata". Sobre as oficinas Massagens do Mundo, Silveira acrescentou que nesta edição vão ser mostradas também massagens faciais, shiatsu de reflexologia coreano com efeito lifting, massagens kobido japonesas, Iomi Iomi (havaiano) e mioativo (made in Spain), que modela, revitaliza e hidrata o rosto. Assim, terá lugar o terceiro Congresso Hispanoamericano de Micropigmentação, as Olimpíadas de Unhas ou os Campeonatos de Maquilhagem, estes dois últimos no pavilhão 5. Como novidade, este ano estreia-se também o primeiro Campeonato de Extensões de Pestana, iniciativa que se espera ter um grande êxito por parte da organização do salão.

Cabeleireiro/barbearia

O programa de atividades inclui uma nova edição da Gala de Jovens Promessas OMAT, a Fashion Night de L'Oréal Professionnel, o show Effervescene organizado por Mikel Luea, o Show Positivo do coletivo X-presion, o Beauty Vision de Wella, a quinta edição dos Prémios Barbearias com encanto, a noite Qstars, o Foro Feminino de Beleza, o Hair Look Focus criado para que as empresas, coletividades e associações de cabeleireiro apresentem novidades e técnicas e também a entrega dos Prémios Fígaro. Voltando à oferta expositora, o pavilhão 3 vai albergar mobiliário de design para o salão e a zona de barbearia que incluirá, de novo, o Barber's Ring.

Josep Maria Figuera, diretor e cofundador de theQhair juntamente com Albert Catalán, repassou os inícios deste projeto que nasceu para "fortalecer, prestigiar e dinamizar o nosso cabeleireiro". "Neste momento estamos a avaliar muitos e novos salões de toda a geografia espanhola, inclusivamente da cidade de Madrid, Baleares e do norte do país. Isso quer dizer algo". Figuera também apresentou o novo Comité de Honra do Guia de Qualidade formado por hairstylists como Alberto Cerdán e Ángel Ostariz, Miquel Oriol conselheiro delegado de Indústrias Oriol, Carmen Xena representante do Grémio de Senhoras de Mataró, Júlia González de Salón Look e Óscar Mateo de Stanpa.

Tudo pronto para a estreia de Salón Look Chile

Desde alguns anos, Ifema trabalha em projetos internacionais, por exemplo com o programa de Compradores, juntamente com Stanpa, com o qual elegem países que interessam às empresas espanholas. Este ano, os países convidados da feira serão a India, Roménia, Argentina, Suécia e Noruega.

Não obstante, a grande novidade deste ano é a estreia de Salón Look Chile, uma noticia que Beauty Market fez eco nos finais de janeiro. A organização do evento trabalhou durante anos para exportar o modelo do Salón Look, enquanto que a oferta expositiva e programa de atividades. Para isso, era necessário detetar o mercado estrangeiro adequado, similar ao nosso, juntamente com um sócio local cujas instalações feriais estiveram à altura de um projeto como o de Salón Look. Assim o explica Julia González: "Chile é um mercado muito estável com um consumo de produtos de beleza em alça e um estilo de vida muito similar ao europeu. Além disso, dispõe de um recinto ferial, Espacio Riesco, perfeitamente desenhado e estruturado, à altura de Ifema". Salón Look Chile abrirá as suas portas com um pavilhão distribuído em várias zonas – cabeleireiro, estética, unhas e maquilhagem – de 27 a 29 de outubro no Espacio Riesco.

 
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