Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.

BELEZA SUSTENTÁVEL

5 gigantes da cosmética criam um sistema de pontuação medioambiental

Henkel, L'Oréal, LVMH, Natura & Co e Unilever anunciou uma nova colaboração global para desenvolver juntos uma avaliação de impacto ambiental em toda a indústria e um sistema de pontuação para produtos cosméticos


19/10/2021

O objetivo é co-desenhar um foco comum para proporcionar aos consumidores informação sobre o impacto ambiental clara, transparente e comparável. Os cinco membros fundadores estão a convidar a unir-se a eles nesta busca.

As grandes multinacionais, Henkel, L'Oréal, LVMH, Natura & Co e Unilever dizem que o seu objetivo é satisfazer a crescente procura dos consumidores de uma maior transparência sobre o impacto ambiental dos produtos cosméticos (fórmula, embalagem e utilização), ajudando assim aos consumidores a tomar decisões de consumo mais sustentáveis.

O sistema de pontuação harmonizado poderia, por exemplo, utilizar uma pontuação que oscila entre A e E.

Cosméticos - Impacto ambiental

Um consórcio colaborativo, fabricantes e distribuidores de beleza

O novo consórcio estará aberto a todas as empresas de cosmética que desejem unir-se e contribuir para o desenho de um sistema que permita aos consumidores comparar produtors cosméticos dentro da mesma categoria. A ambição é que a pontuação global informe aos consumidores do impacto ambiental dos produtos, tendo em conta todo o ciclo de vida do produto.

A consultora de sustentabilidade Quantis, que lançou a Iniciativa de Embalagens Sustentáveis para CosmEtics (SPICE) em 2018, deveria liderar o projeto para garantir num foco robusto e científico.

A avaliação dos impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos produtos estará espaldada pelos princípios da “Pegada Ambiental do Produto” (o método científico de HAP da União Europeia para quantificar a pegada ambiental dos produtos). Além disso, será necessário criar uma base de dados comum dos impactos ambientais dos ingredientes standard e as matérias-primas utilizadas nas fórmulas e as embalagens, assim como durante o uso dos produtos.

Cosméticos - Impacto ambiental

Iniciativa global aberta

Esta iniciativa global está destinada a estar aberta a todas as empresas de cosméticos, independentemente do seu tamanho ou recursos.

As cinco empresas convocantes vão colocar em comum a sua experiência e conhecimento no desenvolvimento de metodologias de avaliação de impacto ambiental (como é o caso de Henkel, LVMH, Natura & Co e Unilever) e um sistema de etiquetagem ambiental e social (desenvolvido por L’Oréal).

“Todas as empresas vão beneficiar-se deste trabalho preexistente e estão convidadas a fornecer a sua própria experiência”, assinalaram os cinco grupos num comunicado.

A consultora de sustentabilidade Quantis, que lançou a Iniciativa de Embalagens Sustentáveis para CosmEtics (SPICE) em 2018, deveria liderar o projeto para garantir um foco robusto e científico.

O trabalho desenvolvido pelo consórcio será publicado e acessível de forma estritamente voluntária tanto pelos participantes do consórcio como por todas as demais partes interessadas. Cosmetics Europe têm estado a seguir ativamente o processo.

Durante vários anos, as empresas ou ONG tentou lançar sistemas de pontuação ambiental para produtos cosméticos, mas estas iniciativas baseiam-se em diversas metodologias que dificultam as comparações. A aproximação dos gigantes do setor poderia assim a impor-se com bastante rapidez.

 
Mais informação

  • Partilhe este artigo
  • Enviar a un amigo
  • Compartir en WhatsApp
Subscreve a newsletter da Beautymarket Informa.

 

GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.