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Antienvelhecimento

30 minutos de exercício para um rejuvenescimento assegurado

Praticar exercício é um seguro de vida assegurado, mas também uma arma antienvelhecimento constatada por numerosos e diversos estudos científicos. Um dos aliados mais destacados da Medicina Estética e a eterna juventude


27/09/2018

A Medicina Estética tem nos hábitos de vida saudável a alguns dos seus mais fiéis aliados. Entre eles, destaca-se o desporto. Praticar exercício 30 minutos diários e fazer outos 20 minutos de treino mais elevado, um mínimo de três dias por semana, tem efeitos muito saudáveis para o nosso organismo, asseguram os especialistas.

Agora, investigadores da Universidade de Birmingham (Reino Unido) reafirmam ainda mais que mover-se é saúde. O exercício trava de forma muito notável os efeitos do envelhecimento.

A eterna juventude

O estudo destes investigadores contou com a participação de 125 ciclistas amadores com idades compreendidas entre os 55 e os 79 anos. Deles, os 84 homens podiam correr 100 km em menos de 6,5 horas e as 41 mulheres podiam pedalar um mínimo de 60 quilómetros em menos de 5,5 horas. Além disso, todos os participantes estavam totalmente sãos, nenhum fumava nem bebia álcool nem padecia de nenhuma doença crónica.
O estudo baseava-se em submeter os ciclistas a diferentes provas médicas e comparar os resultados com os realizados por outros 125 participantes saudáveis, de idades agrupadas entre os 57 e 80 anos e os 20 e 36 anos de idade. A peculiaridade aqui era que todos estes não realizavam nenhuma atividade física regular.

Praticar exercício 30 minutos diários e fazer outos 20 minutos de treino mais elevado, um mínimo de três dias por semana, tem efeitos muito saudáveis para o nosso organismo, asseguram os especialistas.

Do estudo comparativo pode-se constatar que o primeiro grupo, o dos ciclistas, não tinha experimentado uma perda de massa muscular e, portanto, de força. Tampouco apresentava uma subida da gordura corporal ou dos números de colesterol associado à idade. Além disso os homens que praticavam exercício regular conservavam uns níveis elevados de testosterona (o que reduzia as suas possibilidades de sofrer a chamada "andropausa" ou "menopausa masculina") e um sistema imunitário não envelhecido.

Estar saudável por praticar exercício

Entre as conclusões falava-se da seguinte: os ciclistas não praticavam desporto porque estiveram saudáveis, como também estavam saudáveis porque praticavam desporto. Que não é o mesmo. "As nossas descobertas destacam o feito de que os ciclistas não se exercitavam porque estavam saudáveis, e encontravam-se sãos porque tinham realizado exercício durante uma grande parte das suas vidas. Em consequência, os seus corpos envelheceram de forma ótima, livres de problemas habitualmente causados pela inatividade. Tal é que assim que se eliminara este exercício, a sua saúde detorava-se", afirmou Stephen Harridge, co-autor do estudo.

 
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