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REPORTAGEM

5 profissionais da estética que pensam já em como retomar a normalidade depois do Covid-19

Hoje 5 profissionais e 4 áreas do setor, centros, distribuidores, fabricantes e formadores, revêm connosco o que significa o Covid-19 para as suas empresas e como planeiam a volta


22/04/2020

O que vai ocorrer depois do Covid-19? Como passa a quarentena para quem dirige algumas das principais firmas e centros de beleza em Espanha?

Muitas são as perguntas, com resposta, felizmente, da estética em torno da crise do Covid-19. Hoje cinco profissionais e quatro cenários, os da formação, distribuição e fabrico e os centros de beleza, todos eles desenham o mapa do confinamento com a porta aberta para dar as boas-vindas ao regresso. Trata-se de Cristina Álvarez, Paraíso Cosmetics, Nueva Visión e Consuelo Silveira.

Cristina Álvarez. Centros Cristina Álvarez

É uma das profissionais mais sólidas e com maior projeção na esfera da beleza profissional em Espanha. Da natureza empreendedora, a sua gestão empresarial soma-se ao êxito do seu conceito e tratamento da estética. Com uma trajetória intocável, Cristina Álvarez responde às nossas perguntas acerca desta crise do Covid-19, que mantém confinadas as pessoas e empresas.

Como enfrentou o encerramento dos seus centros e este tempo de confinamento?
Em maior ou menor medida, estes dias enfrentamos de maneira comum com uma grande incerteza no meio profissional e laboral mas, sobretudo, no pessoal. A minha maior preocupação é a saúde e o bem-estar da equipa que formamos no Grupo Cristina Álvarez, das suas famílias e dos nossos clientes. Mas também enfrentamos a responsabilidade de procurar soluções criativas que permitam ao Grupo sair reforçado deste cenário e assim assumir da melhor maneira possível os desafios que nos esperam.

'Nestes dias pensei em novas ideias que melhorem a experiência dos nossos clientes. O Grupo Cristina Álvarez caracteriza-se desde a sua origem por se reinventar nos momentos mais complicados e continuaremos a fazê-lo', diz Cristina Álvarez.

Optou por se relacionar de alguma forma com os seus clientes?
Nestes momentos devemos estar ainda mais perto dos nossos clientes, aproveitando ferramentas ao nosso alcance como as redes sociais, para os apoiar e na medida do possível, cuidar delas. Neste sentido, estamos a preparar conselhos práticos para manter s rotinas de beleza em casa ou melhorar o seu bem-estar. Por isso, quando isto passar será chave ter uma atitude de escuta para adaptar a nossa oferta às suas novas necessidades.

E com a sua equipa? Qual é a sua relação durante o confinamento?
Agora mais que nunca devemos apoiar-nos uns aos outros. Potenciar os canais de comunicação com toda a equipa é a única forma de conseguir que a máquina volte a rodar como antes ou até melhor.

Está a projetar a sua volta?
Desde o primeiro dia vivo com ilusão o momento em que possamos voltar a abrir e retomar a nossa atividade. Nestes dias pensei em novas ideias que melhorem a experiência dos nossos clientes. O Grupo Cristina Álvarez caracteriza-se desde a sua origem por se reinventar nos momentos mais complicados e continuaremos a fazê-lo.

Três conselhos para reabrir de novo os negócios de beleza.
Esta experiência vai obrigar-nos a enfrentar desafios que agora nem imaginamos.
» O primeiro conselho, e quiçá o mais importante, é preparar-se para este ambiente mutável com uma alta capacidade de adaptação. As velhas regras já não servem.
» Por outro lado, temos que ser mais flexíveis e pacientes mas também mais criativos para nos reposicionarmos e conseguirmos que o negócio saia reforçado.
» Por último, apoiar-se na equipa, fomentado um clima de colaboração que permita reforçar o projeto de cara com o futuro.

Iberocel – Paraíso Cosmetics

A firma de cosmética profissional Paraíso Cosmetics, na vanguarda em relação a tratamentos e fórmulas para a beleza, não só em relação a aplicação e resultados como também na faceta de apoio e educação para com os profissionais, é um das mais bem sucedidas no panorama atual. São muitas e muitos quem nos encanta e elegem a Iberocel - Paraíso Cosmetics. Hoje analisa a situação e planteia a toma de decisões para o regresso.

Nesta ocasião são dois dos seus membros quem dão resposta às perguntas que colocamos em relação ao mundo e à indústria da beleza na raíz do Covid-19. Tratam-se de David Alonso Cámara, diretor geral da firma e Jessica Cristóbal Liñares, diretora do Departamento de Marketing e Comunicação.

Como enfrentou a Iberocel -Paraíso Cosmetics ao encerramento e este tempo de confinamento? (Responde David Alonso)
Desde o primeiro momento e para nós o mais importante foi assegurar e proteger a saúde de todos os nossos trabalhadores, teletrabalhando o pessoal de escritório, mantendo distâncias de segurança entre as pessoas de armazém, em definito, seguindo todos os protocolos aconselhados pela OMS. O confinamento está a ser aproveitado para intensificar a nossa presença nas redes sociais: com recomendações, tutoriais e usos dos nossos produtos.
Atualmente estamos a trabalhar em protocolos de segurança focados nos nossos clientes para o regresso à atividade em todas as nossas áreas: centros de estética, medicina estética, balneários... com a confiança em que serão de muita utilidade e com isso transmitir toda essa proximidade e confiança que necessitaremos todos no regresso.

Optaram por se relacionarem de alguma forma com os vossos clientes? (Responde Jessica Cristóbal Liñares).
A equipa de Iberocel e Paraíso Cosmetics não perdeu o contato direto com os seus clientes em nenhum momento. Estamos conectados através das redes sociais, nos telefones de contacto da empresa, e através da web de Iberocel, os clientes podem comprar 24 horas, 7 por semana. Mantemos uma escuta ativa para dar soluções a todos os nossos clientes.

E com a sua equipa? Qual é a sua relação durante o confinamento?
A equipa está em contacto contínuo. Desde o princípio que adotámos todas as medidas ditadas pelo governo. Fazem-se reuniões periódicas e todo o pessoal está comprometido para sair reforçado desta difícil situação.

Estão a projetar a volta?
Em Iberocel - Paraíso Cosmetics estamos totalmente preparados para nos incorporar-nos aos nossos postos de trabalho tendo em conta as recomendações das autoridades sanitárias quando considerarem oportuno. Estamos a preparar protocolos para que os nossos clientes tenham o material necessário para abrir os seus negócios de uma forma segura, dando todas as medidas de higiene oportunas aos seus clientes.

Três conselhos para reabrir de novo as nossas empresas e negócios de beleza.
» O primeiro que devem fazer os negócios é não perder o contacto com os seus clientes, utilizar as tecnologias para estar em contacto direto com os seus clientes, utilizar as tecnologias para estar em contacto direto com eles. As redes sociais são uma ferramenta muito valiosa para nos apoiar e estar unidos nestes momentos.
» Oferecer todas as medidas de higiene necessárias. Dotar-nos de material descartável ajudará a preservar a segurança dos nossos clientes. Lençóis, toalhas, rolos de cama, etc. A utilização de bacterioles, géis antisséticos assim como luvas e máscaras por parte do profissional vai ser a chave.
» A terceira e não menos importante, atitude positiva.

Nueva Visión

Trata-se de uma das empresas de mais longa trajetória em relação à distribuição e formação em beleza, Nueva Visión. Com a experiência de muitos anos, know-how e expertise que oferece o conhecimento exaustivo do mercado, recebemos a opinião de Carlos Adrián Martínez, conselheiro delegado do Grupo Nueva Visión. É ele quem nos dá a sua perspetiva e aconselha alguns passos a seguir durante e depois do regresso à normalidade numa crise, a do coronavírus, de características nunca antes vistas.

Como enfrentou a Nueva Visión ao encerramento e este tempo de confinamento?
Inicialmente surpreendidos, como creio que aconteceu a toda a gente, um pouco deslocados pelas mudanças que aconteciam dia-a-dia, sabendo que todos os nossos clientes tinham fechado, mas sem saber exatamente o que tínhamos de fazer. A falta de informação por parte das administrações públicas e as mudanças que aconteceram nos critérios ao aplicar o que se publicava no BOE dificultaram muitíssimo a tomada de decisões e permanecermos ágeis. Ainda assim, na Nueva Visión decidimos desde o primeiro momento fechar as nossas instalações, e proteger os nossos empregados, desde a semana de segunda dia 10 pedimos aos vendedores que não fizessem visitas presenciais e substituíssem por contactos telefónicos. No final dessa semana fechámos a loja que temos aberta na Calle Reina para os profissionais e na segunda dia 16 fechámos todas as nossas instalações e pedimos a toda a equipa que ficasse em casa para evitar que ninguém fosse contagiado enquanto trabalhava. Cremos que apesar da surpresa inicial, que apanhou todos desprevenidos, na Nueva Visión fomos rápidos e dos primeiros a tomar as medidas adequadas.

Optaram por se relacionar de alguma forma com os clientes?
Sim, para mantermos em contacto com todas as profissionais do setor, criámos um espaço chamado “Los Directos de Yolanda”, onde damos formações online gratuitas, de segunda a sexta, às 18h (na nossa página de Facebook https:www.facebook.com/PaginaNuevaVision/). Esta hora diária dedicamos tanto a dar formação teórica, como a estabelecer um pequeno debate o consultório onde as esteticistas podem participar com as suas perguntas, experiências, sugestões, etc. É muito bonito receber o carinho das profissionais do setor, que valorizaram muito positivamente esta iniciativa, nota-se que gostam muito e fazem-nos chegar montes de felicitações e agradecimentos, em especial para Yolanda Pérez, a nossa diretora técnica, que é quem partilha as formações. Algumas clientes chegaram a dizer-nos que os fins de semana parecem longos, esperando que seja segunda-feira, para poder ver a Yolanda de novo, e que tantas profissionais estejam pendentes de que chegue o bocadinho que dedicamos diariamente para nos encontrarmos neste espaço comum, é algo muito bonito de sentir. Desde aqui, em nme de toda a equipa de Nueva Visión quero aproveitar para fazer agradecimentos a todas as profissionais que nos acompanham diariamente e nos animam com as suas anedotas e experiências. Muito obrigada a todas.

'O que aconteceu sem dúvida foi um importante tropeço para todos os negócios, mas quando se abrirem as portas, no nosso setor, teremos um monte de clientes a desejar voltar aos nossos centros', explica Carlos Adrián Martinez.

E com sua equipa? Qual é a sua relação durante o confinamento?
Temos continuado em contacto com toda a nossa equipa, logicamente não de forma presencial, mas através de grupos de WhatsApp e videoconferências de Teams. O curioso é que durante uma época normal de trabalho, a comunicação é mais formal, respeitando muito mais os horários e horas de descanso, mas durante este estado de alarme o grupo de WhatsApp da nossa equipa é similar a um grupo de amigos, onde todos participam a qualquer hora, dão ideias, seja dia de semana ou fim-de-semana, e todos os membros da equipa querem somar, serem úteis e sobretudo dar tudo o que esteja ao seu alcance, para que quando este momento tão delicado passe, voltemos mais fortes, com melhores ideias e com as pilhas no máximo para poder ajudar as nossas clientes em tudo o que necessitem. Durante esta paragem obrigatória, todos nós tivemos as nossas condições pessoais, as nossas vivências, e algumas delas foram complicadas. Quero aproveitar para mandar todo o meu apoio aos membros da nossa equipa que passaram mal e mostrar-lhes o meu agradecimento porque apesar do que viveram, estiveram lá com o tempo, a apoiar o grupo, a serem partes importantes desta grande equipa.

Estão a projetar a volta?
Assim, estamos a preparar desde casa a volta com mais força que nunca. Sabemos que segundo se abram os centros de estética e cabeleireiro, as agendas vão ser preenchidas, porque as clientes estão há um mês em casa fechadas e estão desejosas de usar todos os serviços que não puderam receber durante a quarentena. O nosso objetivo é ter tudo planificado, para que em quanto ao governo dê o tiro de saída, quando se possam abrir os centros, aí estamos preparados para ser o principal apoio das profissionais, como sempre fomos.
Para isso estamos em contínuo contacto com os nossos fornecedores e clientes, para preparar tudo, ter as previsões realizadas e organizar toda a logística necessária para que estas se cumpram. Que as profissionais do setor não duvidem que quando puderem abrir de novos os seus centros, Nueva Visión estará preparada para poder ajudar-lhes em tudo o que necessitem.

Três conselhos para reabrir de novo as nossas empresas e negócios de beleza.
» O primeiro conselho que eu daria a todos os clientes não seria para reabrir exatamente, como para fazer durante a quarentena, com vistas por dia que finalmente possam voltar a abrir. O meu conselho é que não percam o contacto com nenhuma das suas clientes, que telefonem, que se interessem por elas, saibam como se encontram, tanto de saúde, como em relação à sua pele, o seu cabelo ou qualquer outro tratamento que tenham realizado. É importante que as suas clientes percebam essa sincera proximidade, que sintam que não só são clientes que vão fazer tratamentos ao centro, como que são pessoas pelas quais nos interessamos.
» O segundo conselho seria no âmbito financeiro, que se assegurem de ter tesouraria suficiente para atenuar os efeitos dessa pausa. Ainda que a lógica nos diga que nunca devemos endividar-nos, e reconhecendo que essa é a melhor forma de gerir um centro, esta é uma situação especial e merece a pena correr os mínimos riscos possíveis. Aproveitar as linhas ICO, que saem com um interesse muito baixo, é uma boa opção nestes momentos, que permitirá um custo muito baixo, colocar-se em dia com impostos, seguros sociais, fornecedores, empregados ou alugueres. Assim, quem possa enfrentar todos os pagamentos sem necessidade de se endividar, não tem porque fazê-lo mas há que tentar não endividar-se agora com os ICO, para não ter que pedir um empréstimo nos próximos meses, com condições muito piores, o que suporia correr um alto risco desnecessário.
» O meu terceiro conselho é que se protejam muito bem, ainda que já possamos abrir os centros nada indica que o vírus tenha desaparecido de todo, pelo que será imprescindível trabalhar com luvas, máscaras, gel de álcool, etc. E em alguns casos, como uma esteticista ou uma manicure, não fazê-lo de forma temporal até que passe de todo o vírus mas sim incorporar este tipo de protocolos de segurança no seu trabalho do dia a dia, para sempre. Há que aproveitar esta situação para nos acostumarmos a usar o gel de álcool sempre antes de começar uma manicura, a fazer sempre uma higiene facial com máscara ou a usar as luvas até para realizar a depilação a cera. É o momento de melhorar e incorporar todas estas melhorias e normas nos nossos protocolos diários.
» Finalmente, um último conselho seria pedir a todas as profissionais que não sejam negativas, que depois desta paragem as clientes estão a desejar voltar aos seus tratamentos, aos cuidados que elas como profissionais oferecem, a pintar o cabelo, a mudar de look, a começar oo tratamento redutor, a perder esses quilos que se ganharam durante o isolamento… O que aconteceu sem dúvida foi um importante tropeço para todos os negócios, mas quando se abrirem as portas, no nosso setor, teremos um monte de clientes a desejar voltar aos nossos centros. Vamos recebê-las com alegria, com entusiasmo e demonstrando a nossa ilusão pelo que vem adiante.

Consuelo Silveira

Consuelo Silveira não necessita de apresentações. As suas credenciais e conhecimentos em torno da beleza de variadas vertentes incluída a formação homologada que partilha nos seus centros, coloca-se como um dos bastiões do setor. Colaboradora e impulsionadora de múltiplas iniciativas, porem, o coronavírus, como o resto, fez apagar o motor da sua empresa. Não obstante, a Consuelo, e durante o confinamento, mova a paixão que a caracteriza e já desenha, na realidade, desde o princípio, como retomará as rédeas da normalidade que sem duvida chegará depois da luta contra o Covid-19.

Como enfrentou o encerramento e este tempo de confinamento?
Enfrentei como uma nova experiência, inesperada e plena de incógnitas, mas com energia positiva, visto que a saúde e as vidas humanas têm que estar por cima de qualquer outro interesse.

Optou por se relacionar de algum aforma com as suas alunas e alunos?
Sim, envio-lhes vídeos curtos, pequenos exercícios de mãos para que não percam a agilidade, documentos técnicos, temas interessantes de leitura, etc. E conectamo-nos on-line todas as quartas-feiras.

'Esta profissão passou já por diferentes vicissitudes, e temos sempre que sair reforçados, estou certa de que neste momento e com motivos de força maior terá que ser assim', afirma Consuelo Silveira.

E com as suas equipas? Qual é a sua relação durante o confinamento?
A equipa está muito unida, agora desde as suas casas, aproveitando para atualizar dossiers... Justamente uns dias antes desta paragem inesperada, tínhamos incluído os últimos equipamentos eletroestéticos, novas fórmulas cosméticas, etc. E tínhamos que desenhar esses novos protocolos imprimindo-lhes o selo próprio que caracteriza o nosso método.
Coordenamo-nos à distância e isto serve-nos para continuar com projetos ilusórios.

Está a projetar a volta?
Tantos alunos, alunas, como a equipa de professores e professoras, estamos a desejar poder reincorporar-nos. Tínhamos novos cursos a começar em marcha.
As profissionais do setor estavam preocupadas pelas novas normas legislativas em relação à utilização dos equipamentos eletroestéticos e depilação avançada, tínhamos começado uns módulos com certificação profissional com muita ilusão e procura...
As alunas e alunos vinham de diferentes cidades do país e agora, como é lógico, estamos todos à espera de poder voltar.

Três conselhos para reabrir de novo as nossas empresas e negócios de beleza.
» Informar-se detalhadamente sobre os novos métodos de higiene e segurança. Mas informar-se em fontes autorizadas. Os clientes têm que conhecer todas estas precauções para a sua segurança.
» Teremos que repartir as consultas de forma mais espaçada, o que até pode ser benéfico, pois poderemos dar a cada cliente mais tempo e atenção. Quiçá algo que antes por falta, precisamente disso, de tempo, nem sempre realizávamos, incluindo serviços como um completo diagnóstico de pele, um seguimento mais fluido sobre os seus cuidados em domicilio, etc.
» Por último: esta profissão passou já por diferentes vicissitudes, e temos sempre que sair reforçados, estou certa de que neste momento e com motivos de força maior terá que ser assim. Ânimo… Lá fora o mundo precisa de nós.

 
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