Um em cada dois homens consome produtos de beleza
A guerra contra os estereótipos também se refere ao consumo de cosméticos pelos homens e a sua necessidade de se sentirem atraentes, o que para eles significa sucesso, liderança e sedução
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De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar World Panel, 50% dos homens usam um ou vários produtos de beleza. Em 2002 esse percentual foi de 21% e em 1990 quase não chegou a 4%. Os números cantam.
O crescimento deste mercado é tão notório que numa década a percentagem de uso de cosméticos será equalizada entre homens e mulheres, deixando para trás a ideia de que eles só precisam de desodorizante.
Desenvolvimento e estratégias
Naturalmente, este aumento da procura por parte do homem em relação a cosméticos e beleza tem seu alter-ego em empresas da indústria de beleza. O desenvolvimento de empresas e as suas estratégias de olho no segmento masculino é notório. Há 30 anos a Biotherm lançou três produtos para homens, hoje, porém, isso inclui entre 20 a 30 tratamentos para ele, dependendo de mercados e paÃses.
Cabelo, corpo, hidratantes faciais, esfoliantes, máscaras, cremes reafirmantes ou redutores conquistam o sexo oposto neste caso, no qual a mulher reinou desde tempos imemoriais.
Longe está o uso e aquisição quase exclusivamente por eles de fragrâncias e desodorizantes. O boom do crescimento de produtos de beleza para homens, na verdade, está relacionado a três categorias principais, cuidados com a pele, cabelos e cor do cabelo, acompanhando de perto o cuidado da pele. E por trás, a pisar forte, incorpora-se a maquilhagem masculina, destacando, por exemplo, que outros cânones clássicos e reincidentes não são mais. Assim, os homens já não querem 'esconder' cabelos grisalhos, mas tingir e construir um visual.
Beleza, sinónimo de sucesso
Mas, qual é a razão para essa abordagem massiva do consumidor masculino à beleza?, perguntarás.
De acordo com um estudo antropológico da empresa Natura que explora os novos modelos de masculinidade, além dos motivos de saúde e higiene, é dado valor simbólico ao uso de elementos de beleza pelos homens. De fato, e de acordo com as conclusões dessa amostragem, o cuidado pessoal acarreta nesse segmento da população uma relação direta com a imagem do sucesso. Por essa razão, os homens investem cada vez mais tempo e recursos na descoberta ou busca de tendências de cuidados pessoais que garantam sua melhor aparência.
Mas nem tudo está lá. Este conceito é muito mais complexo do que poderÃamos imaginar. E envolve uma exploração sensorial e emocional por parte e em geral dos próprios homens. O conceito de cuidado integral é direcionado atentando-se aos aspetos fÃsicos, emocionais e sociais, o que promove um maior consumo de acessórios e produtos que reforçam, no caso do homem, sim, a sensação de beleza como sinónimo de vez de sucesso, liderança, sedução e proteção.
O homem esforçou-se para quebrar os estereótipos e as grandes marcas apoiam as suas decisões, tornando os cosméticos masculinos num mercado em desenvolvimento e crescimento.
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