Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.

MERCADOS

Um em cada dois homens consome produtos de beleza

A guerra contra os estereótipos também se refere ao consumo de cosméticos pelos homens e a sua necessidade de se sentirem atraentes, o que para eles significa sucesso, liderança e sedução


11/10/2018

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar World Panel, 50% dos homens usam um ou vários produtos de beleza. Em 2002 esse percentual foi de 21% e em 1990 quase não chegou a 4%. Os números cantam.
O crescimento deste mercado é tão notório que numa década a percentagem de uso de cosméticos será equalizada entre homens e mulheres, deixando para trás a ideia de que eles só precisam de desodorizante.

Desenvolvimento e estratégias

Naturalmente, este aumento da procura por parte do homem em relação a cosméticos e beleza tem seu alter-ego em empresas da indústria de beleza. O desenvolvimento de empresas e as suas estratégias de olho no segmento masculino é notório. Há 30 anos a Biotherm lançou três produtos para homens, hoje, porém, isso inclui entre 20 a 30 tratamentos para ele, dependendo de mercados e países.
Cabelo, corpo, hidratantes faciais, esfoliantes, máscaras, cremes reafirmantes ou redutores conquistam o sexo oposto neste caso, no qual a mulher reinou desde tempos imemoriais.
Longe está o uso e aquisição quase exclusivamente por eles de fragrâncias e desodorizantes. O boom do crescimento de produtos de beleza para homens, na verdade, está relacionado a três categorias principais, cuidados com a pele, cabelos e cor do cabelo, acompanhando de perto o cuidado da pele. E por trás, a pisar forte, incorpora-se a maquilhagem masculina, destacando, por exemplo, que outros cânones clássicos e reincidentes não são mais. Assim, os homens já não querem 'esconder' cabelos grisalhos, mas tingir e construir um visual.

Beleza, sinónimo de sucesso

Mas, qual é a razão para essa abordagem massiva do consumidor masculino à beleza?, perguntarás.
De acordo com um estudo antropológico da empresa Natura que explora os novos modelos de masculinidade, além dos motivos de saúde e higiene, é dado valor simbólico ao uso de elementos de beleza pelos homens. De fato, e de acordo com as conclusões dessa amostragem, o cuidado pessoal acarreta nesse segmento da população uma relação direta com a imagem do sucesso. Por essa razão, os homens investem cada vez mais tempo e recursos na descoberta ou busca de tendências de cuidados pessoais que garantam sua melhor aparência.
Mas nem tudo está lá. Este conceito é muito mais complexo do que poderíamos imaginar. E envolve uma exploração sensorial e emocional por parte e em geral dos próprios homens. O conceito de cuidado integral é direcionado atentando-se aos aspetos físicos, emocionais e sociais, o que promove um maior consumo de acessórios e produtos que reforçam, no caso do homem, sim, a sensação de beleza como sinónimo de vez de sucesso, liderança, sedução e proteção.

O homem esforçou-se para quebrar os estereótipos e as grandes marcas apoiam as suas decisões, tornando os cosméticos masculinos num mercado em desenvolvimento e crescimento.

 
Mais informação

  • Partilhe este artigo
  • Enviar a un amigo
  • Compartir en WhatsApp
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente

 

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente

Anúncios de empresa

ad
Empresa de vanguarda no setor estético, com implantação internacional em mais de 40 países. Procuramos distribuidores para zonas livres em Espanha e Internacionais.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente