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CONSUMO

Maquilhagem masculina tem história! E muita

Dos homens primitivos, através do Egito, sem esquecer o século XVII e divas e estrelas como David Bowie ou Jared Leto, os homens também usam maquilhagem. E se não contar os tutoriais milionários que tenham sucesso nas redes sociais


13/05/2019

Eis o homem, movido pelos novos tempos e vitrines das redes sociais lançaram o ringue e protagoniza vídeos virais e dicas ou mais do que as mulheres quando se trata de maquilhagem.

Pode-se pensar que apenas as cortes do século XIX permitiram no seu momento a maquilhagem do sexo masculino. Mas não, acontece que a maquilhagem masculina tem uma história, e muita!

O homem, como um consumidor de cosméticos, é conhecido por ser fiel a uma marca, na verdade 70% deles, uma vez que testou um produto que tem sido do seu agrado, não mudam e repitem.

Portanto, este novo movimento em que Contouring, strobring e similares também são de domínio do homem, não deve surpreender-nos se alguém o faz. Os números apontam para uma recuperação significativa no consumo de cosméticos masculinos. Nos últimos quatro anos, a venda de produtos para cuidados aumentou em 70%.

Mas, sem diminuir a importância das figuras, vamos começar do começo. Porque essa maquilhagem não é novidade nos livros de história.

Nos livros de história

Este século XXI deixa-nos nomes imperecíveis por selfies e auto-registos imortalizados nas redes sociais. Na verdade, o 'boom' da maquilhagem nos homens começou e, devido a eles principalmente, redes, com nomes, figuras e estrelas, vêm em frente, o que tem sido chamado de influenciadores como o caso de Manny Gutiérrez. Manny é a imagem da Maybelline depois de seguir os passos de Maybelline, da marca Cover Girl, que anteriormente nomeou James Charles, 18, seu embaixador e agora tem milhões de seguidores no Instagram e no seu canal no YouTube.

Tudo isso impulsionou o desenvolvimento especializado de maquilhagem para homens de todas as idades e preferências sexuais. E, embora ainda tenhamos um longo caminho a percorrer, alguns países já se tornaram portadores padrão de maquilhagem masculina, como no caso da Colômbia, dando espaço no mercado e notoriamente e preferencialmente para marcas e lojas de maquilhagem para eles.

E é que esta pintura do seu rosto por uma razão ou outra, honestamente, não tem maior segredo e muita história, começando pelos neandertais e seguindo os egípcios e o seu famoso eyeliner, já usado desde 4000 a.C. Para obter aquela forma amendoada, foram pintadas com "kohl" e, como sombra, usavam um pigmento verde criado com malaquita para um efeito dramático, com o qual acreditavam que se protegiam de doenças.

Acompanharam-no com lábios e bochechas vermelhas e guardaram tudo em recipientes em forma de peixe, um símbolo de ressurreição e nova vida. Quanto mais eles colocavam maquilhagem, mais poder eles tinham. As manicures também indicavam seu status social, como aconteceu na Roma Antiga, onde os homens cuidavam da pele com óleos e perfumes, pintavam as unhas e a cabeça para esconder a calvície. Muitos séculos depois, no décimo sétimo, Louis XIII pôs as perucas na moda entre os homens franceses da época depois de ter sido careca aos 23 anos. No século anterior, na Inglaterra de Elizabeth I, a maquilhagem era muito popular. Os senhores seguiram tratamentos de beleza que incluíam máscaras de ovos e mel para suavizar as rugas e gostavam muito de pós brancos feitos, por outro lado, com o chumbo nocivo, hoje perseguido e classificado como tóxico.

E assim os aristocratas continuaram, com os seus pós e perucas, quando em meados do século XVIII surgiram outros homens obcecados por maneiras e usos, certamente comportados, do "macaroni", envoltos em moda, luxo e fórmulas para a sua beleza. Mas tanta felicidade e beleza foi ingrata para com mais de um e eis que a Igreja veio a intervir na composição XIX e cosméticos que consideraram recurso só comum uso a prostitutas. Tempos sombrios que nos deixaram no escuro.

No entanto, atendendo a sua reputação cíclica que acontece na história, chega-se ao século XX e loucos 20 e 30, e no cinema, pela primeira vez em preto e branco, o que exigiu a maquilhagem acentuada para contemplar melhor a recursos na tela. E então a cor e as primeiras estrelas do sistema estelar, com homens que davam a máxima atenção à sua imagem, preparadas.

A partir daí, cada década teve a sua coisa. Assim, nunca se esqueça de David Bowie, Freddie Mercury e Elton John, Prince, Boy George, Jared Leto... Foi a era do homem metrossexual em busca da sua própria estética e jogou e experimentou com maquilhagem e cosméticos. E empresas como MMUK, cujo fundador, Alex Dalley, a maquilhagem desde a adolescência, cedo para ocultar o seu acne, em seguida, como um hábito ele sentiu surgir melhor e mais bonito. Alex Dalley foi o autor dos primeiros tutoriais que apareceram no Google listando os passos para o homem colocar maquilhagem e o primeiro que cunhou o termo de pesquisa "makeupformen".

Um fenómeno que requer atenção e aconselhamento

Hoje, os chineses são mestres na arte da maquilhagem e do cuidado masculino. De fato, a Beautymarket já publicou vários artigos em que analisa e informa sobre esse fenómeno para o qual a indústria é tão atenta. Jovens chineses que inundam canais e redes com os seus tutoriais milionários.

Aqui permanece demonstrado que este é um fenómeno a ser levado em conta e ao qual olhar para trás. E transforma precisamente com a indústria, e como profissional que és de beleza, nada melhor do que 10 dicas para o uso, consulta e aconselhamento, indicadores, sem dúvida, de onde os tiros ir em termos de beleza, para os seus clientes e consumidores do sexo masculino.

1) Para eles, melhor, fórmulas leves.
"A pele do homem é ligeiramente mais espessa (exatamente a metade de um milímetro) do que as mulheres e, geralmente, mais gordurosa (devido à impregnação de testosterona)", explica Peter Maggi, fundador da Skeen. As texturas em gel ou loção são as que melhor se adaptam à sua pele.

2) Cremes de contorno para os olhos, também na pálpebra.
"Só se deve aplicar se os pés de galinha e pálpebra inferior com toques suaves com o anel de dedo, na direção do lacrimal exterior. Isto tem um efeito de drenagem ligeira". É o que aconselha Laura Parada, diretora técnica da Slow Life House.

3) Produtos esfoliantes, melhor removê-los com água.
E não passes a toalha ou o papel higiênico em modo lixa. Bastante ter mais com a agressão diária de barbear. Uma boa casca uma ou duas vezes por semana é essencial para manter a pele livre de impurezas, mas tenta torná-lo o mais suave possível.

Alguns países já se tornaram portadores padrão de maquilhagem masculina, como no caso da Colômbia, dando espaço no mercado e notoriamente e preferencialmente para marcas e lojas de maquilhagem para eles.

4) Mantém-te a ti e também a eles.
Como Pedro Catala, cosmetologist, Pharm.D e fundador da Beleza Doze, explicou: "os cremes são um grande terreno fértil para as bactérias e microorganismos e encontramos também o risco de oxidação por exposição ao exterior". Atenção homens descuidados, gestos de beleza e de conservação são necessários se não estás acostumado.

5) Sim, é melhor dar duas lavagens.
Como explica Adolfo Remartínez, criador da Nuggela & Sulé, é sempre recomendável. "A primeira vez para remover sujeira, traços de gordura, poluição ou células mortas na segunda lavagem é quando as condições do cabelo são melhoradas".

6) Os produtos de fixação do cabelo não são removidos sozinhos.
E eles não devem acumular-se dia após dia porque o cabelo partiria. Eduardo Sánchez, diretor da Maison Eduardo Sánchez, aconselha "escovar o cabelo antes de ir dormir no caso de ter usado spray fixadores, espumas e gel de pentear".

7) Os óleos não são engorduram.
Além disso, muitos, por causa dos seus componentes, são a melhor opção para reduzir a produção de sebo na pele oleosa. Como Monica Ceño, fundadora da The Lab Room, diz, "é um mito que óleos engorduram. Cada um tem propriedades diferentes e há óleos que são maravilhosos para acne e pele oleosa".

8) Mais não é melhor.
Com duas gotas de soro suficientes para tratar todo o rosto e, no caso de cremes ou loções, o tamanho de uma ervilha é suficiente. Caso contrário, como aponta Paola Gugliotta, mestre em dermocosméticos e fundadora do Sepai, "a pele não é capaz de absorver e acaba por atuar como uma barreira sem penetrar".

9) Make up ou não, a limpeza diária é necessária.
Mas cuidado, como Pedro Catalá explica, "a limpeza é um stress para a pele, tens que usar fórmulas delicadas, mas eficazes para reduzir o efeito agressivo dessa etapa fundamental do cuidado com a pele".

Nos últimos quatro anos, a venda de produtos de higiene masculina aumentou em 70%.

10) A era dos homens fiéis.
O homem como consumidor de cosméticos, é caracterizado por ser fiel a uma marca, na verdade, 70% deles já experimentaram um produto que tem sido ao seu gosto, não mudar e repetir. Então faz anotações e torna-as tuas para sempre.

O consumidor masculino

E finalmente, apenas mais alguns fatos que nos identificam como consumidores de cosméticos e maquilhagem.

  • Embora muitas mulheres ainda comprem produtos cosméticos para o seu parceiro, este fato está a mudar, e um em cada dois homens reconhece que eles pessoalmente escolhem e compram os seus produtos para cuidados faciais.
  • Os homens não querem passar horas e horas correndo em torno de lojas de cosméticos, razão pela qual a maioria das compras é planeada e dificilmente permitem compras por impulso.
  • As questões estéticas que mais preocupam os homens são rugas no rosto, flacidez no abdômen, hidratação da pele, impurezas do rosto e bolsas e olheiras.
  • Os produtos mais procurados são cosméticos hidratantes, tratamentos anti-rugas, contorno de olhos e produtos de higiene facial.
  • Os dados mais recentes apontam e reforçam um aumento sustentado no gasto médio de homens em cada compra de produtos de higiene e beleza, incluindo, é claro, maquilhagem.
 
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