Como parar a queda em pico do orgânico no Instagram
Movidos e desconcertados pelas voltas e mudanças do algoritmo que maneja as interações no Instagram, a rede social da moda, já há algum tempo, fez cair em pico o alcance orgânico das suas contas. Porquê e o que podemos fazer?
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As voltas com o teu Instagram que te traz pela rua da amargura? Subiste e caíste a pico? Somas seguidores com a mesma frequência que o algoritmo tos tira? Dói-te a cabeça de tanto pensar? Estás pronto a abandonar?
Sim, efetivamente, mais de um que tira a toalha, farto de ser incapaz de revelar os segredos da soma de seguidores na rede de moda, Instagram. Assim, são cada os analistas que indicam que o esforço vai ser colocado na própria web e não nesta ou outra rede social, governadas pelos caprichos equacionais que são os seus donos, ao fim ao cabo, e as empresas que querem rentabilizar os seus processos, o seu negócio, as suas redes... A panaceia do século XXI, assim foi anunciado, que porém, parece ter-se voltado contra nós.
Estamos certos que em mais de uma ocasião o Instagram dá-te dores de cabeça. Mas, o que fazer para parar a queda a pique e porque é que se produz na rede social que mais cresce neste momento?
Falamos com especialistas. É Iberpixel que nos informa acerca de como remediar a queda a pique do orgânico do Instagram, com algumas chaves a não esquecer e a utilizar sempre que entramos na rede e queremos publicar, ao mesmo tempo que analisa uma situação que se torna numa importante reflexão, que concentra os esforços na tua própria web.
Iberpixel conta-te porquê.
Comecemos pelo principio
Em 2019 aumentou o número de utilizadores do Instagram, tambem em atividade, a frequência de visitas e o investimento publicitário. Muitas marcas profissionais apostam por esta rede social. O seu conteúdo visual e a possibilidade de criar uma comunidade muito ativa convertem-na na favorita. Porém, a partir de 2018 com as contínuas atualizações do algoritmo caiu nos resultados orgânicos.
Hoje, Instagram disfruta de 1 bilhão a mais de utilizadores mensais ativos e 500 mil mais nas stories. Mas atenção! As fotos apenas alcançam uns 7% dos seguidores. "É lógico pensar que com o êxito, o Instagram adotou um funcionamento semelhante ao do Facebook (as marcas viram-se obrigadas a investir no Facebook Ads para conseguir resultados). Ambas pertencem a Mark Zuckerberg e o objetivo de toda empresa é conseguir benefícios", diz Lizette Ramirez, Social Media Manager.
Recomendações para parar a queda
Dito assim, passemos a ver o que nos recomenda Iberpixel para parar a queda.
VIDEOS ESPONTÂNEOS.
Aposta pelo vídeo e as publicações no canal IGTV, Instagram prioriza o conteúdo pessoal contra o marketing de marcas.
Cria publicações naturais e emocionais.
O conteúdo das marcas focado em entreter, educar, ajudar, tem maior interação. Imagens que inspiram um sentimento, uma emoção… Porque os utilizadores estão ali para fugir dos meios convencionais e dos conteúdos que estes publicam. Existe nestas redes uma certa rejeição generalizada à publicidade tradicional.
MAIS CRIATIVIDADE.
Aposta por conteúdos de qualidade, originalidade e criatividade. Não faças o mesmo que os outros.
PRIME TIME.
Se consultas as estatísticas da tua audiência poderás avaliar num gráfico de barras o número de utilizadores ativos por dias da semana e hora. Publica na melhor hora, o melhor dia e analisa a interação. Combinar os conteúdos do feed com as stories é outro muito bom conselho e atuação. Porque têm um melhor engagement as publicações de conteúdo imediato por cima do feed.
EDIÇÃO.
O Instagram penaliza a edição das fotos antes das primeiras 24 horas ao teu último post.
ADS.
Com um custo médio por clique de 0,80€, desde do início de 2018 que o poder das imagens no Instagram o converteram numa ferramenta importante de promoção de conteúdos.
O algoritmo que nunca seremos capazes de revelar
Ainda que o algoritmo que rege o Instagram, como também Facebook e Twitter, nunca será revelado nem seremos capazes de decifrar a 100%, se é verdade que algumas coisas sabemos e devemos observar.
Interação rápida. Se nos primeiros 60 minutos existe alguma interação: a publicação tem comentários ou likes o alcance será maior.
Comentários extensos. Instagram apenas reconhece como atividade os comentários com mais de 4 palavras.
Instagram sem Likes. A próxima mudança do Instagram avisada a 17 de julho de 2019 desde o Twitter é que vão-se ocultar os likes das publicações. Não se vai poder ver o número dos gostos ou corações dos outros, apenas ele próprio. Com esta mudança o Instagram pretende, segundo o próprio comunicado, melhorar a experiência do utilizador para o centrar nas publicações. Isto gerou muita polémica. “Alguns falam do prejuízo que trará para os negócios o não se ver as interações e pedem à famosa rede que faça marcha atrás. Outros, porém, consideram que isto vai gerar um melhor conteúdo, já que não estaremos focados em estratégias unicamente táticas. Nós estamos muito a favor que se premie a qualidade, por cima da quantidade. As medições mais certeiras têm em conta os comentários e o número de vezes que o conteúdo foi partilhado e guardado”, explica Lizette Ramirez.
A realidade é que as interações orgânicas caíram e isto é irreversível. “Talvez teríamos que perguntar até que ponto apostamos no orgânico por uma rede social de moda é uma estratégia acertada. Primeiro que tudo há que ter claro que são algoritmos em contínua evolução do qual nunca vamos ter o controlo absoluto, por isso é melhor assegurar e focar os investimentos no nosso site”.
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