Salón Look fecha a sua edição 2019 recuperando visitantes
Com uma localização diferente, pavilhões exteriores e recuperando visitantes contra a passada edição, Salón Look 2019 concentra o seu espaço focalizando a atenção no seu programa de atividades e zona de exposição
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A edição 2019 de Salón Look que teve lugar em ifema, feira de Madrid, de 18 a 20 de outubro, recuperou visitantes contra a edição anterior, e por isso o grau de satisfação dos expositores foi melhor, concentrando o seu espaço com uma localização diferente da tradicional, este ano, nos pavilhões exteriores da feira.
Com uma boa impressão generalizada tanto por parte dos expositores em relação ao negócio e organização, como visitantes, Salón Look 2019 é hoje o reflexo da situação atual do setor que representa, o cabeleireiro e a estética profissionais. Atrevemo-nos a dizer até que as empresa que nela estiveram como expositores, pequenas e médias, são as que concebem, contemplam e lutam pela indústria desde o ponto de vista de, por e para o profissional. Algo que, não devemos esquecer, será o único que realmente faz com que a indústria se mantenha a flutuar e continue depois de anos aos vaivéns económicos e os mercados mutáveis, atualmente em plena transformação.
Passado e presente
São as PME que estiveram no Salón Look numa percentagem muito elevada, mostrando não só os seus produtos como também os seus serviços, algo chave sem dúvida na hora da eleição e compra. Canal de venda tradicional que convive com outros, o e-commerce e o on-line, não obrigatoriamente excluídos como até complementares, hoje mais que nunca, necessários. E fazem-no com naturalidade, assistindo ao Salón Look ao utilizando os recursos citados.
Não obstante, as multinacionais, e voltando a centrarmo-nos no cabeleireiro, apostam pelo Salón Look para os seus grandes shows e passerelles. Além disso contam para isso com um marco único, a Passerelle Hair Look, a mesma onde se celebra a Mercedes Fashion Week e onde se leva a cabo a passerelle e entrega dos Prémios Fígaro, os prémios de cabeleireiro espanhóis que este ano cumprem a sua décima edição.
Se olharmos neste caso à estética no Salón Look, como aconteceu em 2018, continuamos a sentir falta da presença de algumas marcas de cosmética contra a aparatologia.
Por outro lado, continua a existir o debate acerca se o Salón Look deve acontecer sexta, sábado e domingo ou sábado, domingo e segunda, segundo falem expositores de distribuição ou firmas de produtos e mobiliário de cabeleireiro e centros de estética.
Este ano, manicura e unhas disfrutaram de um pavilhão único, o 2. Independentemente por completo dos pavilhões 12 e 14 correspondentes a estética e cabeleireiro e algo longe dos mesmos. Com o cartão “Entrada para o Salón Look” na cabeceira, gerou confusão na hora de aceder à feira.
Isto, somado à nova localização exterior dos pavilhões que foram motivo de comentários e alguma queixa por parte dos expositores e visitantes, o elemento mais conflituoso desta edição.
Não obstante, esta nova configuração de pavilhões possibilitou a segmentação de público real e interessado em concreto por cada mercado.
No capítulo relativo aos distribuidores, assinalar que assistiram principalmente aos dias de sexta e sábado. E foi um dos pontos fortes da convocatória deste ano de Salón Look.
O fluxo de público repartiu-se irregularmente durante sexta e sábado, detetando-se um maior número de assistência durante as manhãs e sob sensivelmente pelas tardes, à exceção de domingo que foi mais uniforme.
Na estética, à parte do mencionado até aqui, temos de destacar o I Congresso Iberoamericano de Assessoria de Imagem Pessoal, que teve grande afluência e reviu todas as áreas desta matéria, tão necessária para os profissionais dedicados à beleza.
Clássicos como o Campeonato de Maquilhagem ou de Unhas voltaram a reunir um público fiel, ao mesmo que os participantes, mantendo o interesse dos profissionais.
O Congresso de Estética, que cumpriu a sua décima segunda edição, com um programa muito interessante, foi um dos maiores dos últimos anos. Além disso incorporou, como encerramento, o Prémio ao Melhor Protocolo de Autor, facial e corporal, dando protagonismo às esteticistas, aos seus centros e tratamentos.
Partindo da experiência deste ano, concluímos que é básico simplificar e facilitar os acessos aos pavilhões para o visitante e garantir ao expositor a sua visibilidade a todos eles. Possivelmente seria conveniente unificar o cabeleireiro, unhas e maquilhagem num só pavilhão nas próximas edições.
Por último, dizer que o programa de atividades de Salón Look 2019 abordou temas atrativos e atuais que o converteram num dos pontos fortes deste evento.
A experiência do expositor foi em geral satisfatória e muito boa em estética, segundo as opiniões arrecadadas pela Beauty Market
.Galeria de Salón Look
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