Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.

SAÚDE E BELEZA

Nanopartículas em cosméticos, a OCU alerta

A OCU revê o uso de nanopartículas em cosmética e reflete acerca da necessária vigilância em relação à etiquetagem, apontando à necessidade de mais estudos que assegurem a sua inocuidade nas formulações dos produtos


02/03/2020

"A nanotecnologia está cada vez mais presente na cosmética que usamos diariamente. Isto não seria um inconveniente se houvesse estudos se o uso das nanopartículas neste tipo de produtos é totalmente seguro. Pensamos que urge investigar mais e legislar para evitar riscos", assim se expressou a OCU recentemente através da sua página oficial.

Sob o título "Nanopartículas em cosméticos e os seus possíveis riscos", a OCU dá passo a uma revisão acerca das nanopartículas, antes de expressar as suas dúvidas.

As nanopartículas são partículas de tamanho diminuto que, no caso da cosmética, usam-se em cremes (solares, antirrugas, hidratantes...), dentífricos, esmaltes de unhas... Em forma de nanoemulsões, lipossoma, nanocápsulas ou pó micornizados.

'Os fabricantes de cosmética têm que demonstrar que os seus produtos com nanomateriais são seguros, tanto para a nossa saúde como para o meio-ambiente', explicam da OCU.

O uso das nanopartículas em produtos cosméticos deve-se a que, entre outras coisas:

  • Melhoram a estabilidade de alguns dos ingredientes (vitaminas antioxidantes, ácidos gordos, fragrâncias...) que levam os cosméticos.
  • Aumentam a fotossensibilidade, eficácia e a tolerância de vários filtros ultravioletas nos protetores solares.
  • Fazem com que alguns produtos cosméticos sejam mais fáceis de aplicar, principalmente os cremes solares, e quase transparentes.

A segurança das nanopartículas a exame

É seguro o uso de nanomateriais? Pergunta a OCU.
"Apesar destas vantagens e de se aplicar cremes com nanopartículas sobre a pele intacta seja considerado como algo seguro, existem certas dúvidas sobre a sua total inocuidade", disse o organismo citado.
"OCU desaconselha a sua utilização em aerossóis e sprays porque a sua inalação pode produzir toxicidade pulmonar, e alguns estudos relacionaram com o desenvolvimento de cancro. Além disso, não existem dados suficientes que provem a verdadeira repercussão dos nanomateriais na saúde das pessoas e no meio-ambiente".

"Na OCU pensamos que faz falta investigar as características de cada nanopartícula e os possíveis riscos destas substâncias para o consumidor. Consideramos ainda que as nanopartículas devem ser mencionadas obrigatoriamente na embalagem dos cosméticos que os contenham e deve sancionar-se os fabricantes que não o façam. Atualmente, uma forma de saber se um produto contém ou não nanomateriais é se na lista de ingredientes aparece [NANO] juntamente ao ingrediente que está neste formato. Porém, e daí o problema, nem sempre se declara".

chica en laboratorio

Depois disto, esta organização de defesa dos consumidores reflete acerca de que "os fabricantes de cosmética têm que demonstrar que os seus produtos com nanomateriais são seguros, tanto para a nossa saúde como para o meio-ambiente".

Adverte acerca de que a legislação europeia sobre substâncias químicas (REACH) necessita se adaptar para poder avaliar a inocuidade destes materiais.

E por último informa que a "OCU remeteu uma carta à Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) para solicitar uma investigação adicional que permita conhecer a fundo as características de cada nanopartícula e descartar possíveis riscos para o consumidor".

 
Mais informação

  • Partilhe este artigo
  • Enviar a un amigo
  • Compartir en WhatsApp
Subscreve a newsletter da Beautymarket Informa.

 

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.
GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.