Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
BM Estética > Estética > Depilação

EM CABINE

Depilação, como detetar a pele sensível e trabalhar com êxito e segurança

É a época em que a depilação se converte num dos tratamentos estrela dos centros de beleza, mas, o que ocorre quando enfrentas uma pele sensível… contamos-te como podes identifica-la e trabalhar nela para um êxito seguro


25/06/2020

A pele da tua cliente é fina, está irritada, sensível ou sensibilizada? Está desidratada ou tem rastos de eczema? Como diferencias entre a pele realmente sensível e uma epiderme atacada por um tratamento para o acne do que a tua cliente não te falou? Qualquer que seja a razão desta sensibilidade, deves proceder com precaução... Ou não intervir de todo se fores realizar um serviço de depilação tradicional com cera.

O termo pele sensível utiliza-se frequentemente e incorretamente. Por isso, e para começar, vamos descobrir mais acerca da mesma.

Depilación cera

Tipos de pele e doenças da pele

Trata-se de não confundir o tipo de pele e as condições da pele, que segundo circunstâncias podem ser umas ou outras.

Há três tipos de pele: normal, seca e oleosa. A pele mista é uma combinação de ambas, geralmente bochechas secas com grandes áreas, como a testa, o nariz, o queixo com esta condição e o resto, normal.

As doenças da pele, por outro lado, indicam o seu estado geral e incluem transtornos como acne, desidratação, hiperpigmentação, flacidez devido à idade, rosácea e pele sensível. Todos os tipos de pele podem ter acne, já que todos os tipos de pele podem ser sensíveis. A sensibilidade é uma condição e não um tipo de pele. O tipo de pele depende dos nossos genes.

Estas condições podem ser causadas por razões internas como dieta, mudança hormonal ou medicamentos. As causas externas não ajudam a evitar a pele sensível, mas pelo contrário: a exposição ao sol, a contaminação ou o uso de cosméticos inapropriados, como os exfoliantes demasiado frequentes começaram as suas condições.

Depilación cera

Cuidado com os ativos cosméticos se não enfrentamos uma pele sensível

Assim, alguns cosméticos têm propriedades exfoliantes, perfeitas para o acne, a redução de linhas finas e a hiperpigmentação. Mas o seu uso regular afina a pele e torna-a mais sensível à depilação. Determinados ingredientes, como o ácido salicílico, o ácido glicólico, o retinol ou a vitamina C, são até contraindicados nestes casos para a depilação.

A concentração dos produtos utilizados deve ter-se simplesmente em conta. A maioria das vezes simplesmente com deixar de aplicar um cosmético 48 horas antes da depilação basta para evitar graves complicações. Se o cliente está a usar, por exemplo, um produto altamente concentrado para determinado fim, o melhor é que evite fazer uso do mesmo oito dias antes da sua marcação para depilação.

Também há casos mais extremos, como o de estar a tomar isotretinoína, nada aconselhado antes de uma depilação, melhor evitar porque este retinóide que pode ser ingerido ou aplicado localmente como um gel, prescrito em casos de acne severo, é contraindicado com os serviços de depilação.

Depilación cera

5 passos para uma depilação de êxito

Como bem sabes, abordar uma pele sensível, em nenhum caso é fácil. Alguns sinais externos podem alertar-nos: vermelhidão, capilares aparentes (principalmente nas bochechas), pele seca, pequenos grãos…, são todos indicadores a ter em conta.

PRIMEIRO PASSO.
Por isso o melhor é fazer um formulário para enviar sistematicamente aos clientes em caso de uma primeira sessão e identificar uma pele sensível:

1) Toma medicamentos? Se é assim, quais?
2) Está em tratamento para o acne?
3) Utiliza produtos que contenham ácido salicílico, ácido glicólico ou retinoles?
4) Alguma vez tomou isotretinoína?
5) Quanta quantidade de água bebe por dia?
6) Sente episódios de calor ao ingerir álcool?

SEGUNDO PASSO.
Ler e comentar as respostas com o cliente, para ter ainda uma ideia mais precisa do estado da sua pele. Com os resultados desta consulta e um exame cuidadoso sob uma lâmpada-lupa, seremos capazes assim de detetar contraindicações. A sensibilidade de uma pele não é uma contraindicação em si mesma, mas a pele irritada, o eczema e os medicamentos, são.

Abordar uma pele sensível em nenhum caso é fácil. Alguns sinais externos podem alertar-nos: vermelhidões, capilares aparentes (principalmente nas bochechas), pele seca, pequenos grãos vermelhos... São todos indicadores a ter em conta.

TERCEIRO PASSO.
Elege uma cera que adira ao pelo, não à pele. Do mesmo modo, opta por uma cera hipoalérgica, desprovida de colofano e sem fragrância, o que reduzirá o risco de reações cutâneas. Através do uso da cera de qualidade, serás capaz de trabalhar a temperaturas mais baixas, o que é mais cómodo para o cliente. Agora há ceras no mercado desenhadas para peles sensíveis.

QUARTO PASSO.
Prepara a pele: limpar e aplicar um pouco de óleo antes de estender a cera. Fortalecerás a barreira da pele. Retira a cera fria suavemente, mas rapidamente, já o sabes.

QUINTO PASSO.
Por último, elege um bom tratamento pós-depilação para acalmar a epiderme. Melhor usar produtos à base de aloé vera, uma planta especialmente apreciada pelas suas propriedades suavizantes. Ideal depois da depilação a cera.

 
Mais informação

  • Partilhe este artigo
  • Enviar a un amigo
  • Compartir en WhatsApp
GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.

 

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.