Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.

BELEZA SUSTENTÁVEL

A grande aliança mundial para a reciclagem do plástico para um total de 250 empresas

Na salvaguarda do planeta, a limpeza dos mares e a reciclagem e eliminação de plásticos e micropartículas geradas por diferentes indústrias, incluindo cosméticos, são fundamentais. 250 empresas reúnem-se para minimizar o uso e o impacto


25/02/2019

O plástico é a grande preocupação dos mares e da terra. E as perspetivas futuras em relação ao seu impacto são devastadoras.

Por esta ordem de coisas, salta a notícia de que 250 grandes empresas se reúnem para reciclar todo o plástico em 2025. Oito das 335 milhões de toneladas produzidas em 2017 acabaram nos mares. Os ecologistas exigem uma "redução drástica".

reciclagem do plástico

As micropartículas, o inimigo invisível

A realidade é realmente devastadora. As micropartículas de insumos e produtos que não reciclamos formaram ilhas flutuantes nos oceanos e estima-se que 90% das aves marinhas tenham fragmentos de plástico no estômago. Partículas que podem estar a passar para as pessoas, de acordo com um estudo piloto que descobriu que as fezes de pessoas de vários países (Reino Unido, Itália, Rússia e Japão) contêm partículas de uma dúzia de plástico. Estima-se que a cada ano sejam produzidos 8 milhões de toneladas de plástico nos mares de todos que são produzidos: no ano passado eram 335 milhões de toneladas.

E embora pareçam passar despercebidas, as micropartículas plásticas, independentemente da embalagem, também estão presentes nos cosméticos. Por exemplo, em cremes esfoliantes, em algumas pastas de dentes e em sabonetes.

A nova economia

Neste contexto, 250 empresas (muitas delas multinacionais) que representam 20% da produção de embalagens de plástico do mundo prometeram que em 2025 100% destes reutilizáveis ​​de plástico, recicláveis ​​ou conversíveis em adubo. Apelidado como New Plastics Economy Globa Commitment (compromisso global para Nova Economia de plásticos) visa criar uma economia circular, eliminando o uso desnecessário de embalagens e produtos mover de descartável para um modelo em que prime a reutilização.

As micropartículas dos consumíveis e produtos que não reciclamos formaram ilhas flutuantes nos oceanos e estima-se que 90% das aves marinhas tenham fragmentos de plástico no estômago.

Entre as empresas signatárias, apresentadas na conferência Our Ocean 2018 Bali são Danone, Coca-Cola, Carrefour, Inditex, Nestlé, H & M, L'Oreal, Unilever ou grandes produtores de embalagens e outros plásticos, tais como Amcor ou Novamon . A iniciativa é liderada pela Foundation Ellen MacArthur em colaboração com a ONU e foi aprovado pelo Fórum Económico Mundial e The Consumer Goods (uma organização que representa cerca de 400 minoristas e fabricantes de 70 países), em conjunto com 40 universidades, instituições e académicos.

Guerra contra o plástico

A União Europeia também declarou guerra ao plástico. Depois de lançar uma estratégia voltada para as sacolas, agora trabalha para proibir outros itens de uso único, como canudos, pratos e talheres, cotonetes e bastões para retirar as bebidas. Há poucas datas, a sessão plenária do Parlamento Europeu votou a favor de fazer com que estes artigos desapareçam do mercado até 2021.

toneladas de plástico do mar

Oito milhões de toneladas estão no mar

O mundo tira oito milhões de toneladas de plástico do mar a cada ano.

"Se colocarmos todo este lixo ao longo das margens da Terra, haverá cinco sacos cheios de plástico a cada 30 centímetros", alerta um estudo da Universidade da Geórgia publicado na Science.

A massa de resíduos vai crescer a cada ano. Em 2015, mais de nove milhões de toneladas foram atiradas ao mar e, em 2025, o dobro, estima-se que em 2010. A base exponencial dessa poluição não desacelera. Até agora, vários trabalhos estimaram quanto plástico já existe a flutuar no mar, mas nenhum deles decidiu calcular quanto vem da terra a cada ano. Uma equipa de investigadores fez isso com base em dados oficiais sobre produção de plástico, renda de cada país e gestão de resíduos. O seu estudo centra-se nas populações costeiras, que vivem a uma distância de até 50 quilómetros do mar e o trabalho abrange áreas em que vivem cerca de 2 bilhões de pessoas.

Os autores acreditam que a origem dos resíduos, que acaba no mar é todo esse plástico que se tira do saco (por exemplo, em lixões a céu aberto ou de resíduos no solo) e que escapa aos serviços de lixo. Uma fração, mais ou menos dependendo das condições de cada país, acabará no mar.

Cosméticos sustentáveis

O cosméticos orgânicos e bio adicionam a este fluxo contra o plástico e a contaminação das micropartículas e refere-se não só o conteúdo do cosmético, mas também onde é embalado e como ela é apresentada de modo a que o desperdício gerado seja menor e que não deixa rasto.

Mas, é claro, algumas formulações exigem no momento sua preservação e, portanto, apresentação em plástico. Por esse motivo, a indústria da beleza exige a pesquisa de novos materiais para embalagens cosméticas biodegradáveis ​​e que não gerem resíduos. Ainda estamos no caminho.

Dito isto, no entanto, a reciclagem é o nosso futuro e salvação, a obrigação de todos, os cidadãos de qualquer classe e propriedade para salvaguardar a terra que pisam e os oceanos pelos quais estamos cercados, os principais ecossistemas.

 
Mais informação

  • Partilhe este artigo
  • Enviar a un amigo
  • Compartir en WhatsApp
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente

 

Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.

Anúncios de empresa

ad
Empresa de vanguarda no setor estético, com implantação internacional em mais de 40 países. Procuramos distribuidores para zonas livres em Espanha e Internacionais.
Se tens uma profissão na área da estética, temos para ti o material de desinfecção e descartáveis que tanto precisas para cuidares bem das tuas clientes. Temos também, vestuário para esteticista ou cabeleireira e calçado adequado à tua profissão.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente