Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.

TENDÊNCIAS DE MERCADO

'Cum Laude' em Inovação

É o que exige o futuro. Depois de ter deixado para trás o ano mais fatídico da Covid-19, a indústria da beleza testa e mostra as suas últimas tendências, onde a inovação tem a última palavra


22/01/2021

Apesar da interrupção de desenvolvimento de novos produtos, especialmente no início da crise Covid-19 e o impulso posterior à inovação, num ano muito complicado para as vendas, as marcas de beleza e cuidado pessoal, não cessaram esforços no seu empenho se superação.

Mintel Global New Products Database (GNPD) contabilizou mais de 180.000 novos produtos/variantes de produtos de beleza e cuidado pessoal em 2020.

E não apenas isso, neste trajeto também surgiram novas palavras e conceitos, e até tendências, algumas das quais podem permanecer, e muito tempo, entre nós. É o caso do 'maskné', 'quarantine sunburn', 'beauty insperiences', 'COVID-washing', 'lockdown face' e mais.

Os analistas de Mintel reviram estes milhares de lançamentos e enumeram alguns dos favoritos pelas suas condições e resposta aos consumidores e utilizadores.

O que é claro é que a inovação neste campo requer de 'Cum Laude' para permanecer. Quais são as correntes então que assinalam mais certeiramente ao zênite do êxito em vendas?

Vamos tentar decifrá-lo.

Uma premissa, a desinfeção

2020 foi o ano do desinfetante de mãos. As vendas e as inovações aumentaram à medida que a gente tratava de proteger-se da Covid-19.

Prevê-se que 2021 vai impulsionar uma maior evolução, expansão e protagonismo se cabe dos desinfetantes, pelo que as marcas hão-de manter o compromisso e a competência.

A consequência desta explosão, em 2020 vimos aos desinfetantes passar de mãos ao cuidado facial e o cuidado do cabelo e assim ao lar e às superfícies de todos e negócios.

Uma tendência em voga.

A diversidade finalmente é feita com o protagonismo da beleza

À parte da Covid-19, 2020 também trouxe outros movimentos por causa das políticas e relações nas sociedades. O movimento Black Lives Matter, estimulado pela trágica morte de George Floyd - juntamente com o impacto desproporcionado da Covid-19 em pessoas de minorias étnicas - convertia-se num catalisador para que as marcas de beleza se centrarem plenamente na diversidade, igualdade e inclusão. O seu impacto alcançou 48% dos adultos norte-americanos, segundo Mintel, que se distinguem por se oporem às injustiças raciais.

A procura futura de cosméticos aptos para o uso de máscaras faciais dependerá se o hábito de usar estas continua, o qual parece o mais possível até à erradicação do coronavírus.

Assim, constataram-se estratégias que eliminam palavras como branqueamento dos slogans e campanhas de beleza, como o caso de L'Oréal.

As inovações centradas na inclusão e diversidade vão continuar a avançar em 2021, como uma brecha no mercado da inovação mais especializada e com maior futuro.

O conceito amigável nos produtos de beleza

No ano que deixamos para trás, as marcas de cuidado da pele apressaram-se a dar resposta ao impacto de usar máscaras faciais na pele dos utilizadores. Muitos produtos tópicos surgiram para cuidar da pele facial que se viu mais 'irritada' e 'vermelha' pelo uso das máscaras, acunhando o termo 'maskne' como um dos hits do ano (o acne derivado do uso de máscaras).

A procura futura de cosméticos aptos para o uso de máscaras faciais vai depender se o hábito de as usar continua, o qual parece o mais possível até à erradicação do coronavírus, agora até a debater-se, se não seria bom utilizar também e para sempre em épocas de contágio de gripe, por exemplo.

Mas não apenas isso, o olhar, e a consequência também deste novo artigo, a máscara, cobrou um prepotente papel e protagonismo. Em 2020, as marcas de cosméticos aperfeiçoaram os olhos e a consequência dos confinamentos, o teletrabalho e os encerramentos em casa, na luta contra os efeitos da maior exposição à luz azul dos ecrãs.

A maquilhagem e as fragrâncias ameaçados como nunca antes visto

A maquilhagem e as fragrâncias enfrentaram dificuldades particulares em 2020 à medida que se passava mais tempo em casa e se socializava menos. No Reino Unido, mais de 40% das pessoas entre os 16 e os 34 anos de idade estão de acordo em que as fragrâncias apenas são necessárias quando estão ao pé de outros. Não obstante, as marcas destas categorias trataram de manter a sua atração, muitas vezes através da ampliação de categorias e as empresas colaborativas.

No meio de um mercado de maquilhagem alterado, conceitos e utilizações complementares na maquilhagem como o cuidado da pele, a naturalidade e a permanência ou o "não mancha", fizeram-se fortes. E todas as firmas aproveitam-se das tendências veganas, livres e sem género.

Enquanto a aromas de perfumes "o cheiro da limpeza", impõe-se. Como também o perfume e maquilhagem sólido ou em pó.

Assim se detalha o mapa da beleza no Ocidente que exige inovação por todas as partes.

 
Mais informação

  • Partilhe este artigo
  • Enviar a un amigo
  • Compartir en WhatsApp
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente

 

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.

Anúncios de empresa

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente