Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente

MERCADOS

Existem quatro novos tipos de consumidores beauty

O comércio eletrónico e a sustentabilidade vão converter-se em norma e fiel reflexo da indústria cosmética para os consumidores de beleza, que agora também fixam-se principalmente na higiene, a segurança, a saúde e o bem-estar


16/04/2021

Num novo estudo global, Aptar Beauty + Home analisa a economia e o estado de ânimo dos consumidores à raiz da crise sanitária derivada da pandemia, com resultados e conclusões que podem ajudar-nos muito se formarmos parte da indústria da beleza.

Em relação aos produtos cosméticos, beauty e de cuidado pessoal, o estudo identificou quatro novos perfis de consumidores, ao que temos de estar muito atentos se queremos prosperar.

A investigação de Aptar confirma que as principais tendências pandémicas do comércio eletrónico e a sustentabilidade vão converter-se na norma.

Indicar que disse estudo realizou-se ao final dos períodos iniciais de encerramento em junho de 2020 e logo na cúspide da segunda onda pandémica em outubro e novembro de 2020.

O mesmo inquiriu a 9.600 consumidores de beleza e produtos de cuidado pessoal, também em quatro mercados principais: Brasil, China, França e Estados Unidos.

A primeira observação ratifica que o impacto da Covid-19 foi muito profundo, ao mesmo tempo que transcende nos mercados e os consumidores.

Um choque profundo pela pandemia nos mercados e consumidores de beleza

As análises de estados de ânimo dos consumidores neste estudo demonstram claramente os crescentes níveis de ansiedade dos mesmos, com 29% instalados numa posição e mentalidade dominada pelo medo. As máscaras faciais converteram-se na expressão física das rotinas e mentalidades de cuidado, higiene, saúde e beleza interrompidas dos consumidores. Assim, e em relação à mentalidade do medo, 50% dos norte-americanos sentem que não estão a ser protegidos adequadamente. 78% dos brasileiros, por sua parte, estão preocupados pelos seus seres queridos.

Como os consumidores temiam e temem também pela sua estabilidade financeira, muitos reduziram os seus gastos: 30% da renda disponível estava a poupar nos Estados Unidos e França, enquanto que 40% dos consumidores chineses pós-puseram grandes compras.

Estes números, porém, apontam não obstante à possibilidade de uma recuperação dinâmica, sempre que os governos mostrem capazes de restaurar a confiança dos consumidores. "O consumo de beleza vai aumentar gradualmente no segundo semestre deste ano 2021 e até 2022 se as condições pandémicas aliviam-se graças a campanhas generalizadas de vacinação", afirma Aptar, artificie da pesquisa.

Novos perfis de consumo

Estas turbulências sociais e económicas deram lugar a mudanças significativos nas prioridades e o aparecimento e/ou aumento de novos perfis dos consumidores.

O estudo revelou por exemplo que o Covid-19 levou a alguns a reavaliar a saúde dos seus lares e o seu impacto no seu bem-estar mental. Esse aumento da ansiedade em torno da higiene e o bem-estar pessoal está a produzir significativamente no espaço de Beleza e Cuidado Pessoal.

As análises de estados de ânimo dos consumidores neste estudo demonstram claramente os crescentes níveis de ansiedade dos mesmos, com 29% instalados numa posição e mentalidade dominada pelo meio.

Ao analisar quanto mudaram as necessidades e expetativas dos consumidores de beleza e cuidado pessoal durante a pandemia, Aptar descobre uma nova segmentação de atitude, articulada em torna a duas dimensões: a intensidade comportamental e o nível de ajuda externa que requer o uso das máscaras.

Assim encontramos com estas quatro qualificações de consumidores:

  • Para os Unphased-Sobrevivente, predominantemente masculinos, a beleza é “o negócio de sempre”. Os "Sobreviventes", porém, aventurado em soluções de bricolage do Do It Yourself para resolver problemas de subministro ou aliviar as limitações financeiras.
  • Enquanto que os "Ansiosos" (27%) procuram principalmente tranquilidade e, portanto, esperam que as suas marcas de confiança proporcionam soluções seguras e protetoras.
  • Por último, os "reiventores" mais jovens (28%) percebem a pandemia como uma oportunidade para transformar o seu estilo de vida.
  • Em geral, o estudo revelou na maioria dos consumidores mais e mais notórias preocupações em torno da higiene, a eficácia e a sustentabilidade. A quarta tipologia de consumidor.

O que se segue depois da crise do Covid-19?

Uma vez superada a crise, em 2023 e mais além, a investigação de Aptar confirma que as principais tendências pandémicas do comércio eletrónico e a sustentabilidade vão converter-se na norma, enquanto que as preocupações sobre a higiene, a segurança, a saúde e a eficácia dos produtos de beleza e cuidado pessoal converteram-se num reflexo da própria indústria para muitos consumidores.

 
Mais informação

  • Partilhe este artigo
  • Enviar a un amigo
  • Compartir en WhatsApp
Subscreve a newsletter da Beautymarket Informa.

 

Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.

Anúncios de empresa

Oleos essenciais - Massagens - Doterra
Se tens uma profissão na área da estética, temos para ti o material de desinfecção e descartáveis que tanto precisas para cuidares bem das tuas clientes. Temos também, vestuário para esteticista ou cabeleireira e calçado adequado à tua profissão.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
Forte Pro 2020L - Secador ultraligeiro, potente, eficiente