Política de Cookies: Usamos cookies próprios e de terceiros para mostrar publicidade relacionada às suas preferências de acordo com seus hábitos de navegação. Se você continuar navegando, consideraremos que você aceita seu uso. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações aqui. 

Aceitar

GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.
Grátis! Agora! Toda a atualidade no teu correio eletrónico de 15 em 15 dias. Subscreve.
BM Estética > Estética > L'Oréal

BELEZA SUSTENTÁVEL

L'Oréal Paris reduz à metade da sua pegada de carbono

A famosa marca apresenta o seu programa de sustentabilidade 'L'Oréal For The Future, Porque o Nosso Planeta Merece'


08/07/2021

L'Oréal Paris tornou público o seu programa de sustentabilidade "L'Oréal For The Future, Porque o Nosso Planeta Merece", com medidas concretas até 2030 alineadas com a estratégica do Grupo L'Oréal. Em concreto, a marca de beleza pretende reduzir a sua pegada de carbono em 50% por produto terminado. Também vai contribuir com 10 milhões de euros a projetos medio-ambientais cujas beneficiárias serão as comunidades de mulheres de todo o mundo, as primeiras afetadas pela mudança climática.

"Ainda fica muito trabalho por fazer, mas continuamos firmes na nossa determinação de marcar a diferença e desempenhar nosso papel nesta carreira contra a mudança climática", assinala Delphine Viguier-Hovasse, diretora geral de L'Oréal Paris.

Transformar a atividade de L'Oréal Paris para respeitar os chamados "limites planetários"

A. Otimizar as embalagens para acelerar a mudança até uma economia circular.

» Reduzir o peso dos seus produtos: L'Oréal Paris pretende otimizar a embalagem dos seus produtos para acelerar uma mudança real até a economia circular, reduzindo o peso do packaging e a utilização de recursos.

Por exemplo, a redução do peso do alumínio utilizado no Desodorizante L'Oréal Paris Men Expert Carbon Protect em -5,1g por embalagem, representa uma poupança anual de 135 toneladas. Assim, a reduzir o peso do frasco de Revitalift, L'Oréal Paris reduz o uso de vidro para este produto em 11g por embalagem, poupando 434 toneladas de vidro ao ano. Além disso, reduziram o peso das caixas e as instruções das gamas de tintas para o cabelo, o que supõe uma importante poupança de papel cada ano.

Daqui a 2030, a marca reduzirá em 20% a intensidade da quantidade das embalagens. Esta economia de materiais representa uma importante otimização de peso e espaço no transporte, contribuindo a reduzir as emissões de carbono devidas ao transporte.

» Utilizar 100% de plástico reciclagem: no seu caminho até a economia circular, L'Oréal Paris está a trabalhar para que os materiais permaneçam no uso o maior tempo possível, otimizando a reciclabilidade das embalagens e aumentando o conteúdo material reciclado neles. O seu objetivo é alcançar o 100% de plástico reciclado ou de base biológica em 2030 (ou 0 plástico virgem).

Esta mudança tem vindo a representar pela gama de champôs e condicionadores Elvive que, desde 2020, apostou por uma importante transformação ao apostar pelo PET (tereftalato de polietileno) 100% reciclado nos frascos de champôs e condicionadores em Europa.

» Comprometer os consumidores: outro dos seus objetivos passa por involucrar aos consumidores para procurar alternativas às embalagens de uma só utilização e propor sistemas de preenchimento ou reutilização. Assim, L'Oréal Paris vai unir-se à iniciativa LOOP e participará num projeto para provar novos tipos de embalagens duradouras. Estes serão de alumínio e vão vender-se com um depósito na página web da empresa para que depois da sua utilização, os consumidores possam devolver o frasco a este, que se vai encarregar de recebê-lo e devolvê-lo à L'Oréal Paris para a sua limpeza e reutilização.

B. Melhorar as fórmulas.

Para reduzir o seu impacto medio-ambiental, também vai levar a cabo uma melhoria das suas fórmulas para aumentar a sua biodegrabilidade e reduzir a sua pegada hídrica. Entre os produtos lançados em 2019, Elvive Full Resist Power Mask e Men Expert Shaving Barber Club Creme de Penteado já têm níveis de biodegrabilidade superiores a 94% (97% e 94% respetivamente).

Além disso, para advogar por uma responsável da água durante a fase de uso (que representa 50% da pegada de CO2 para a marca, unido ao aquecimento da água para os produtos com enxague) e ajudar a reduzir o tempo de duche, L'Oréal Paris está a desenvolver fórmulas que necessitam menos enxague (Elvive mais que um champô) ou rotinas de beleza que requerem menos passos de enxague produtos dois em um ou tratamentos capilares sem enxague como a gama Elvive Dream Long.)

C. Produzir de maneira sustentável.

Já entre 2005 e 2020, as fábricas e centros de distribuição da marca reduziram as suas emissões de CO2 em 82%, o consumo de água em 44% e a geração de resíduos em 35%, sendo 11 destas 26 fábricas neutras em carbono desde 2020 (usando 100% de energia renovável, sem compensar). Assim, L'Oréal Paris pretende alcançar a neutralidade de carbono em todas elas para o ano 2025 e que sejam "fábricas de circuito fechado de água" para uma utilização responsável deste recurso.

D. Investir em projetos medio-ambientais através de programas que empoderem às mulheres.

Dado que as mulheres são as principais vítimas da mudança climática, L'Oréal Paris vai investir 10 milhões de euros em 6 projetos medio-ambientais diferentes cujos beneficiários são comunidades de mulheres de todo o mundo. Juntamente com apoio financeiro, L'Oréal Paris também vai desenvolver programas específicos que empoderem as mulheres. Nas Honduras, por exemplo, onde as comunidades indígenas locais protegem e restauram os manglares, a marca vai apoiar um projeto gerido por uma cooperativa de mulheres que vão receber apoio através cursos sobre liderança, independência financeira e saúde feminina.

"Agora é o momento de acelerar a inovação sustentável, de fazer a mudança a uma economia circular e de reduzir o impacto dos nossos produtos e não começamos do zero (...) Como marca de beleza número 1 do mundo, temos o dever de mudar os códigos de beleza para adotar um foco mais sustentável e ajudar os nossos consumidores a consumir de forma mais responsável", explicou Viguier-Hovasse.

Para 2025:

  • O 50% do plástico será reciclado, entre eles 100% de PET reciclado.
  • O 100% das embalagens de plástico de L'Oréal Paris serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.
  • Todas as fábricas da marca serão neutras em carbono.

Para 2030:

  • 100% dos seus produtos terão um desenho ecológico.
  • 100% do plástico procederá de materiais reciclados ou de base biológica.
  • A marca reduzirá 20% a quantidade de embalagens utilizados para os seus produtos em intensidade.
  • 100% das matérias-primas renováveis e minerais de L'Oréal Paris serão de origem sustentável.
  • 95% dos ingredientes da marca serão de origem renovável, derivados de minerais abundantes ou processos circulares.
  • 100% das fábricas de L'Oréal Paris serão 'fábricas de circuito fechado de água'.
  • Vai oferecer uma completa seleção de produtos para o cuidado do cabelo sem enxague.
 
Mais informação

  • Partilhe este artigo
  • Enviar a un amigo
  • Compartir en WhatsApp
Subscreve a newsletter da Beautymarket Informa.

 

GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.
GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.
GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.
GH Gallery Hair nº 6 - Descarrega aqui o nº 6.