Beleza e Cosmética, um dos canais que faz melhor uso das redes sociais
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O primeiro Observatório Global de Marcas em Redes Sociais elaborado por Epsilon Technologies conclui que Westwing (Shopping club de decoração) é a companhia mais eficiente em redes sociais e que tem o maior número de interações aglutinou até ao momento em 2021, com quase 10 milhões de interações. O Top 10 de marcas que fazem um uso mais eficiente das redes sociais em Espanha é completado por KFC, Primor, Druni, Futbol Emotion, Iberdrola, Carrefour, Lidl, Leroy Merlin e PC Componentes.
O conteúdo que oferecem estas empresas através das redes sociais está fundamentalmente vinculado a sorteios, patrocÃnios desportivos, tips, receitas e, sobretudo, conteúdo gerado pelos seguidores da marca (User Generated Content-UGC).
Beleza e Cosmética, terceira posição por canais em relação a interações e resultados nas Redes Sociais
Epsilon Technologies monitorizou pela primeira vez a atividade própria de 1.157 marcas de 15 setores em redes sociais através da sua ferramenta de Big Data Icarus. Analisaram-se um total de 3.496 perfis corporativos em Facebook, Twitter e Instagram, durante os seis primeiros meses de 2021. Os setores objeto de estudo foram: Retail, Gran Consumo, Automoção, Financeiro, Telecomunicações, Energia, IBEZ-35, Smartphones, Beleza e Cosmética, Eletrodomésticos, Entretenimento, lojas de jogos, Museus e Festivais.
Por setores, o retalho destaca-se do resto, com umas interações acumuladas de mais de 70 milhões. Seguem-se os setores do Grande Consumo, com mais de 20 milhões de interações, Beleza e Cosmética com quase 9 milhões de interações, e Energia, roçando os 6 milhões. Assim, destaca-se o enorme dinamismo das redes sociais em Espanha, com quase 150 milhões de interações no primeiro semestre do ano em curso.
Por plataformas, o Instagram (com uma quota de 77%) é a rede lÃder em criar interações, seguida pelo Facebook, com uma quota de 14% e de seguida Twitter, com uma quota de 9%.
A maioria das interações criadas concentram-se em conteúdo sobre sorteios e concursos (quase 35 milhões), seguido do humor, que aglutina 12 milhões de interações, e do conteúdo participativo, com 10 milhões de interações.
As tendências de futuro em redes sociais
O estudo mostra também algumas tendências para 2022, como a aposta pelos cobrandings entre marcas, uso tanto de influencers e seguidores UGC (User Generator Content) como embaixadores da marca e colaborar a longo prazo com eles, partilhar projetos de sustentabilidade e RSC ou explicar as origens da empresa, produto e processo de elaboração.
Essas tendências também apontam para a Conversational marketing ou just chatting, o que é o mesmo, deixar de lado um conteúdo "catálogo" e passar ao hiperrealismo em momentos de consumo humanizados, crescimento de novas redes sociais como Tik Tok ou apostar pela publicidade em direto com Twitch.
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