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CONSUMO

As sete grandes tendências da cosmética que devemos estar muito atentos em 2021

Um novo consumidor pós-pandemia está a nascer. E isto é o que vai exigir da cosmética e o #Skincare


22/01/2021

Por esta altura, ninguém duvida de que a crise sanitária teve um profundo impacto na economia e nos nossos hábitos, transformando a forma como a vivemos, trabalhamos e consumimos.

O confinamento reforçou a vida dentro de casa, acelerando a evolução do lar como centro de tudo: lugar de trabalho, de entretenimento, ginásio, compras...
A incerteza é alta, mas o impacto nas nossas rotinas diárias e na nossa forma de vida é uma realidade. Agora, os consumidores reavaliam. Agora os consumidores reavaliam as suas prioridades, dando lugar a novos valores e critérios de gasto.

Enquanto nos adaptamos à 'nova normalidade', um novo tipo de consumidor pós-pandémico está a nascer e, com ele, novas necessidades e desejos. Os consumidores procuram agora uma compra consciente, que seja respeitosa com o meio ambiente e com um foco holístico que permita uma conexão entre beleza, bem-estar e segurança.

As grandes 7 tendências em cosmética que veremos em 2021

1) Limpeza cutânea.
Os consumidores centram-se na limpeza da pele, priorizando produtos que ajudem a manter a barreira cutânea sã, limpa e hidratada e que lhes ajudem a tratar os possíveis efeitos derivados do uso das máscaras.
Os produtos e tratamentos que eliminem toxinas e impurezas, como Micellar Cleansing Water serão chaves em 2021, já que os consumidores procuram 'desintoxicar a pele'. De igual forma, aqueles produtos que ofereçam benefícios secundários com foco antibacteriano, antipoluição (indoor e outdoor), etc.

2) A cosmética como estudo.
A próxima geração de cosméticos antipoluição: produtos que criam uma defesa para prevenir o contacto da pele num ambiente de risco que vai atrair o consumidor pós Covid. Os avanços em ingredientes e formatos de produtos que ofereçam um efeito repelente ou criam uma barreira protetora, traçando uma linha entre o corpo/a pele e o ar, vão destacar-se no mercado. Urban Bio Shield é o escudo antipoluição de Montibello. Vão prevalecer os formatos tipo: spray, máscara, óleos e texturas barreiras.

3) Cosmecêutica.
Os consumidores evitam o contacto social necessitam soluções doméstica que lhes proporcionem alternativas ao botox, fillers e procedimentos clínico estéticos. A última incorporação à gama de cosmecêutica Skin Expert de Montibello é Hemp CBD.

4) Higiene e saúde, pela mão.
Desinfetante, antissético, antibacteriano... A inovação no âmbito cosmético vai centrar-se nesta necessidade, procurando formas significativas de incorporar benefícios de produtos eficazes ao longo dos rituais de higiene. Neste segmento vão destacar-se os higienizantes de mãos, os desinfetantes em formato spray e os sabões.

5) Os olhos são os novos lábios.
Enquanto os lábios se escondem, os olhos estão em primeiro plano. Marcar o rosto é vital quando a metade deste está apagado. Terão especial procura os contornos de olhos e tratamentos específicos e maquilhagem para esta zona.

O consumidor está disposto a pagar mais por produtos com ingredientes sustentáveis, pelo crescente interesse na redução de resíduos.

6) Hand care is the new self care.
Desde que iniciou a pandemia, o conselho de lavar as mãos foi o gesto mais repetido. Enquanto que os sabões e higienizantes se converteram num produto estrela, cada vez mais utilizadores vêm a necessidade de utilizar produtos que ajudem a proteger e reparar as mãos para evitar os danos na barreira da pele.

7) Clean beauty.
Os consumidores procuram um equilíbrio entre corpo e mente, em que o cuidado da pele joga um papel importante. Em 2021 veremos um auge do clean beauty, produtos de origem ética, sustentável, não tóxico e seguros para o consumidor e o meio ambiente, mas não necessariamente naturais: a “beleza limpa” não evita o uso de ingredientes sintéticos, sempre que esses sejam seguros.

O consumidor está disposto a pagar mais por produtos com ingredientes sustentáveis, pelo crescente interesse na redução de resíduos.

Para aproveitar a oportunidade e diferenciar-se no mercado, as marcas devem esforçar-se por alcançar duas coisas: ser transparentes com o seu público e conscientes com o meio-ambiente.

 
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