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Dietas

Os erros mais comuns ao querer perder peso

Marta Vallejo, especialista em Nutrição e Dietética da Clínica Opción Médica, explica o que não se deve fazer ao começar uma dieta


06/07/2023

Os erros mais comuns ao querer perder peso

Quando existem mudanças de hábitos e alimentação devemos ter em conta uma série de fatores para perder peso de forma saudável. Marta Vallejo, especialista em nutrição e dietética de Clínica Opción Médica, relata quais são os erros mais comuns ao começar uma dieta e as chaves para melhorar os resultados.

"A palavra 'dieta' implica um esforço durante um período de tempo determinado. Trata-se de restringir a alimentação durante uma série de dias para depois voltar ao de sempre. O conceito em si mesmo é errado e só nos levará ao fracasso", explica. Conta que se o que queremos é perder peso e mantê-lo a longo prazo, devemos apostar por uma linha equilibrada baseada numa mudança de hábitos e de estilo de vida.

O peso ao longo da semana pode variar, ainda que estejamos a fazer as coisas bem. A perda de gordura não é rápida, por isso há que ser paciente e não desesperar

Nestas linhas, o aluno pode passar-nos factura, de forma que "há que dizer não às gorduras saturadas e às trans e substituí-las por gorduras insaturadas presentes no azeite, frutos secos, peixe azul, abacate... além disso, como têm um efeito saciante, ajudam no controlo do peso", remarca Marta Vallejo.

Outro erro é, por exemplo, comer fruta ao jantar. "Nem sempre é a melhor opção quando queremos perder peso. Pode ter um efeito diurético pela quantidade de água e minerais, mas não tem um porquê de ser adelgaçante". Para evitar ter fome voraz ao acordar, Marta aconselha que é melhor incluir uma porção de vegetais como por exemplo: um prato de judias verdes com uma laranja ou uns cogumelos salteados com uma pequena salada de tomates cherry e pepino, acompanhado de uma pêra.

Se o que queremos é perder peso e mantê-lo a longo prazo, devemos apostar por uma linha equilibrada baseada numa mudança de hábitos e de estilo de vida.

Os hidratos de carbono são necessários. E há duas coisas que devemos ter em conta: "devem ser integrais ou de cereais para aproveitar a fibra e os minerais, e sempre deve vir acompanhados de vegetais e hortaliças, nunca como prato único. Assim sem nos darmos conta reduzimos a quantidade e adicionamos outros alimentos ricos em nutrientes mas baixos em calorias", comenta Marta.

Por outro lado, pesar-se todos os dias é normal porque queremos ver resultados, "mas passar pela balança diariamente acabará por criar uma obsessão. Além de que o peso ao longo da semana pode variar, ainda que estejamos a fazer as coisas bem. A perda de gordura não é rápida, por isso há que ser paciente e não desesperar: se se fizer as coisas bem, os resultados acabam por chegar", remata Marta Vallejo, especialista em nutrição e dietética.

 
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