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SETOR / NÚMEROS

Perfumaria e cosméticos começam o ano com quedas de 2%

Com um número maior de compradores, mas que gastam menos em média, os produtos de beleza sofrem uma queda em relação ao ano anterior


28/03/2019

Apesar das previsões que apontavam para um crescimento sustentado das vendas para o início de 2019, em particular, as vendas de produtos de 'beleza' (perfumaria, cosméticos e higiene pessoal) em Espanha caíram 2% em valor em janeiro, após um 2018 com alguma estabilidade (-0,4%), de acordo com os últimos dados publicados pela consultoria Kantar Worldpanel.

Mais compradores, mas menos dinheiro

Especificamente, em janeiro, 19,7 milhões de pessoas com mais de 15 anos compraram alguns desses produtos, o que representa um aumento de 1,6% no mesmo mês de 2018. No entanto, os espanhóis gastaram em média 21,4 euros, menos 3,6% que no ano anterior.

A diretora de moda e beleza da Kantar Worldpanel Espanha, Rosa Pilar López, explicou que houve uma "mudança no comportamento de compra". "Os consumidores têm ido menos frequentemente para as lojas e compraram menos produtos, e os preços médios mais baixos também acentuaram a queda", ressaltou.

Por canais

Por produtos, as fragrâncias têm sido a categoria mais importante em janeiro, com 35,1% do valor total da beleza, e a sua queda determinou os números negativos do setor, já que o restante das categorias tem crescido 1,6% como um todo.

Em janeiro, os espanhóis gastaram em média 21,4 euros, 3,6% menos que no ano anterior.

Desta forma, o relatório mostra que as fragrâncias condicionaram o desenvolvimento da distribuição em janeiro. Sem essa categoria, as perfumarias especializadas têm sido o canal de compras que mais tem ganhado, à frente do resto dos canais, exceto o canal dinâmico (hipermercado, supermercado e 'descontos').

No entanto, no mercado de fragrâncias, justamente as perfumarias especializadas e perfumarias tradicionais foram os canais que sofreram queda mais acentuada nos gastos em janeiro de 2019.

 
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